O termo “Mobile First” foi criado pelo diretor de produtos do Google, Luke Wroblewski. Em 2009, ele publicou um artigo no blog Lukew sobre o tema, no qual menciona que aplicações web devem ser projetadas primeiramente para os dispositivos móveis. Posteriormente, o meio e-commerce usou essa ideia para a criação de lojas virtuais.
De fato, os primeiros sites eram construídos para uso nas telas grandes dos PCs. Entretanto, o surgimento de dispositivos móveis como smartphones e tablets gerou a necessidade de adaptação do conteúdo da web às telas menores. Logo, então, surgiriam o Design Responsivo e o Mobile First, que realizam essa adaptação.
Ocorre, porém, que apesar de o Mobile First priorizar as tecnologias móveis, ele ainda engloba os PCs e Notebooks. A loja virtual B.Blend da Brastemp é um exemplo disso. Ela é enxuta e foi projetada com plataforma VTEX para telas pequenas, mas também funciona muito bem nas telas maiores.
Agora, contudo, temos cada vez mais ouvido falar sobre o Mobile Only, conceito que abrange a criação de aplicações totalmente voltadas para smartphones, tablets e outras tecnologias do tipo. Resta, então, perguntar: será que, no e-commerce, o Mobile First vai ficar obsoleto e dar lugar ao Mobile Only?
O Mobile First vai evoluir para Mobile Only?
As vendas via smartphones crescem 36% em 2018, segundo pesquisa do Instituto Ipsos encomendada pela PayPal. Além disso, o m-commerce já ultrapassou o desktop em Publicidade, conforme nos revelou a SEMrush. E, enfim, o smartphone é o principal meio de acesso à internet para 92% dos brasileiros, de acordo com o IBGE.
Sendo assim, é natural pensar em uma migração do e-commerce para os dispositivos móveis, “existe uma tendência mundial que aponta que em três anos o Mobile First deve evoluir para Mobile Only”, revela o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Paypal Brasil, Thiago Chueiri, na reportagem “Smartphones dominarão o e-commerce” publicada recentemente no Jornal do Brasil.
Ademais, as lojas mobile podem contar com funções e aplicações que superam o desktop em muitos sentidos, tais como as que envolvem:
• Geolocalização;
• Mensagens de texto via smartphone;
• Mensagens de voz via smartphone;
• O uso de QR Codes;
• Integração com aplicativos Android e iOS;
• Mobile Ads;
• Mais facilidade de integração com redes sociais;
• Mais facilidade para realização de televendas.
Então, dessa forma, o Mobile Only é atualmente uma tendência que pode se tornar realidade no futuro breve. As estatísticas de crescimento do e-commerce indicam que as tecnologias móveis serão a preferência dos consumidores na hora de fazer compras online. Logo, você empreendedor deve ficar de olho nessa tendência e se adaptar se for necessário.