Mobile commerce: como usar o micro-tédio em favor da sua loja virtual

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Dicas para captar consumidores que estão nas filas de mercados, transporte coletivo e outros momentos de espera

Momentos de micro-tédio podem ser aproveitados pelo mobile commerce

Momentos de micro-tédio podem ser aproveitados pelo mobile commerce

“Micro-tédio” é como têm sido chamadas as situações em que os consumidores têm aquela sensação de vazio, lentidão, enfado e/ou aborrecimento geralmente em filas de espera, um prato cheio para conversões de vendas via mobile commerce.

O micro-tédio surge em oportunidades como:

• Filas de bacos, hospitais, supermercados;

• Congestionamento de trânsito;

• Transporte coletivo;

• Antes de dormir;

• Depois de acordar.

Basicamente, essa sensação pode surgir a qualquer momento e, quando isso acontece, logo um smartphone é tirado do bolso para que a cura venha por meio da diversão.

Por que o micro-tédio é bom para o mobile commerce?

Os momentos de micro-tédio são excelentes para o mobile commerce porque todas as vezes que eles surgem, tira-se logo um smartphone do bolso, o qual é usado para visualizar redes sociais, conteúdo web, aplicativos e para jogar.

A pesquisa Mobile Report realizada pelo grupo Nielsen em 2015 demonstrou que, em média, nós cidadãos brasileiros passamos 2h30min por dia olhando para os nossos celulares. E mais:

• 48% dos brasileiros entrevistados usam smartphone antes de dormir;

• 46% usam nos momentos de espera;

• 34% usam enquanto assistem TV;

• 24% usam logo que acordam.

Quando um consumidor tira um smartphone do bolso é hora de você administrador de e-commerce fisgá-lo com uma boa publicidade para que ele possa realizar uma ou mais compras na sua loja virtual.

Como fisgar os consumidores durante os momentos de micro-tédio?

Há várias formas de captar consumidores para a sua loja virtual enquanto eles passam o tempo entretidos com seus celulares. Eis alguns exemplos:

• Publicidade para aplicativos;

• Publicidade para jogos;

• Links patrocinados em redes sociais;

Links patrocinados para e-commerce do Google Adwords;

• Marketing de conteúdo que você publica no seu blog e-commerce.

Além desse tipo de publicidade listada nos tópicos anteriores, você também pode empregar as estratégias de gamificação e microinteração, que visam engajar o consumidor em suas mídias e-commerce.

Cuidados antes de iniciar campanhas de publicidade para mobile commerce

Antes de começar anunciar seus produtos em tecnologias móveis, certifique-se de que a sua loja virtual é preparada para esse ambiente.

Crie lojas virtuais dos tipos Mobile First e Mobile Friendly, as quais facilitam a usabilidade do usuário de tecnologias móveis.

Contrate uma plataforma e-commerce que suporte estes modelos de lojas virtuais e que seja capaz de oferecer escalabilidade para aumentos repentinos de tráfego.

Conclusão

Crie publicidade em games, aplicativos, redes sociais, blog e-commerce e outras mídias com o objetivo de conquistar os consumidores que estão vivendo períodos de micro-tédio.

Antes, porém, de começar a anunciar, lembre-se de preparar a sua loja virtual para as tecnologias móveis.