“Micro-tédio” é como têm sido chamadas as situações em que os consumidores têm aquela sensação de vazio, lentidão, enfado e/ou aborrecimento geralmente em filas de espera, um prato cheio para conversões de vendas via mobile commerce.
O micro-tédio surge em oportunidades como:
• Filas de bacos, hospitais, supermercados;
• Congestionamento de trânsito;
• Transporte coletivo;
• Antes de dormir;
• Depois de acordar.
Basicamente, essa sensação pode surgir a qualquer momento e, quando isso acontece, logo um smartphone é tirado do bolso para que a cura venha por meio da diversão.
Por que o micro-tédio é bom para o mobile commerce?
Os momentos de micro-tédio são excelentes para o mobile commerce porque todas as vezes que eles surgem, tira-se logo um smartphone do bolso, o qual é usado para visualizar redes sociais, conteúdo web, aplicativos e para jogar.
A pesquisa Mobile Report realizada pelo grupo Nielsen em 2015 demonstrou que, em média, nós cidadãos brasileiros passamos 2h30min por dia olhando para os nossos celulares. E mais:
• 48% dos brasileiros entrevistados usam smartphone antes de dormir;
• 46% usam nos momentos de espera;
• 34% usam enquanto assistem TV;
• 24% usam logo que acordam.
Quando um consumidor tira um smartphone do bolso é hora de você administrador de e-commerce fisgá-lo com uma boa publicidade para que ele possa realizar uma ou mais compras na sua loja virtual.
Como fisgar os consumidores durante os momentos de micro-tédio?
Há várias formas de captar consumidores para a sua loja virtual enquanto eles passam o tempo entretidos com seus celulares. Eis alguns exemplos:
• Publicidade para aplicativos;
• Publicidade para jogos;
• Links patrocinados em redes sociais;
• Links patrocinados para e-commerce do Google Adwords;
• Marketing de conteúdo que você publica no seu blog e-commerce.
Além desse tipo de publicidade listada nos tópicos anteriores, você também pode empregar as estratégias de gamificação e microinteração, que visam engajar o consumidor em suas mídias e-commerce.
Cuidados antes de iniciar campanhas de publicidade para mobile commerce
Antes de começar anunciar seus produtos em tecnologias móveis, certifique-se de que a sua loja virtual é preparada para esse ambiente.
Crie lojas virtuais dos tipos Mobile First e Mobile Friendly, as quais facilitam a usabilidade do usuário de tecnologias móveis.
Contrate uma plataforma e-commerce que suporte estes modelos de lojas virtuais e que seja capaz de oferecer escalabilidade para aumentos repentinos de tráfego.
Conclusão
Crie publicidade em games, aplicativos, redes sociais, blog e-commerce e outras mídias com o objetivo de conquistar os consumidores que estão vivendo períodos de micro-tédio.
Antes, porém, de começar a anunciar, lembre-se de preparar a sua loja virtual para as tecnologias móveis.