Olá, olá, amigos e amigas do blog da Agência e-Plus, tudo bem? Hoje venho comentar com vocês as novidades das compras via dispositivos móveis. Neste artigo, vou apresentar alguns números do mobile commerce 2023 e citar algumas tecnologias que podem ser usadas para criar uma loja móvel de sucesso. Acompanhem em seguida!
ESTATÍSTICAS DO MOBILE COMMERCE 2023
O mobile commerce 2023 vai muito bem, obrigado. De acordo com dados do Statista, as vendas por meio de smartphones e tablets atingiram US$2,2 trilhões neste ano. Sendo assim, agora elas representam 60% de todas as vendas do comércio eletrônico em todo o mundo.
Ainda conforme o Statista, a título de comparação, o mobile commerce teve uma participação de 56% em todo o comércio eletrônico em 2018. Agora, a previsão é que em 2027 esse mercado atinja o patamar de US$3,4 trilhões em vendas, abocanhando assim uma participação de 62%.
Voltando ao mobile commerce 2023, um estudo da Salesforce com 300 milhões de consumidores em 37 países revelou algo impressionante. Cerca de 72% dos consumidores entrevistados disseram que usam dispositivos móveis para efetuar compras em lojas virtuais e em lojas físicas.
Já o relatório The Global Payments Outlook 2023 mostra que os latino-americanos e asiáticos são os que mais usam o mobile commerce. Conforme este relatório, a Tailândia e a Índia contam com 93% e 78% de participação, respectivamente. Enquanto isso, em termos de LATAM, o Brasil e o México lideram o setor com 84% e 71% de participação.
MOBILE COMMERCE 2023: POR QUE OS CONSUMIDORES PREFEREM COMPRAR VIA CELULAR?
Existem vários motivos pelos quais os consumidores estão preferindo comprar no mobile commerce em 2023. Um desses motivos, por exemplo, é que cada vez mais pessoas nativas digitais, que têm mais afinidade com o mobile, estão entrando no mercado de trabalho. Isso certamente aumenta o número de compradores em smartphones e tablets.
Além disso, tecnologias como a das carteiras digitais e o PIX facilitam o pagamento via mobile. Muitos consumidores que ainda não têm acesso a cartões de crédito passaram a usar as carteiras digitais, aumentando assim as compras em lojas móveis.
Outro fator importante é o surgimento de tecnologias de criação de e-commerce mais eficientes como as plataformas headless. Esse tipo de plataforma permite modularizar o desenvolvimento e, além disso, se integra com outras plataformas, o que facilita a evolução e a escalabilidade do negócio. Continue lendo para saber mais!
IMPORTÂNCIA DAS PLATAFORMAS HEADLESS NA CRIAÇÃO DE LOJAS MÓVEIS
No e-commerce, as plataformas headless são softwares que separam o back-end do front-end. Dessa maneira, os desenvolvedores podem trabalhar na lógica interna e na interface das lojas de forma independente. Além disso, eles podem acoplar e desacoplar aplicativos e componentes de design pré-prontos e testados, o que não pode ser feito nas plataformas monolíticas, que possuem back-end e front-end intrinsecamente integrados.
Dessa maneira, é possível usar um CMS headless como o deco.cx para criar o storefront de lojas móveis e uma plataforma de e-commerce headless como a VTEX para lidar com a lógica interna do comércio eletrônico. Enquanto o CMS headless permite criar páginas com desempenho acima de 90 no PageSpeed Insights, a VTEX possibilita que você faça a gestão da sua loja virtual, integrando apps prontos de outras empresas.
Ao permitirem criar lojas móveis mais eficientes, as tecnologias headless estão ajudando a impulsionar o mobile commerce em 2023. Por isso, pode valer muito a pena migrar ou implantar seu e-commerce e m-commerce com esse tipo de tecnologia.
SUPORTE PARA CRIAR LOJAS MÓVEIS COM TECNOLOGIAS HEADLESS
Para criar e lançar lojas móveis usando tecnologias headless recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus possui certificação em deco.cx, VTEX, Shopify, Nuvemshop, Vnda, Wake Commerce, Linx Commerce e outros softwares headless. Desse modo, essa agência tem competência para criar, migrar, implementar, evoluir, gerenciar, divulgar, prestar assessoria, consultoria e treinamento com essas tecnologias.
Com mais de 10 anos de tradição, a Agência e-Plus desenvolveu mais de 400 projetos para empresas como a Pirelli, Pierre Cardin, Speedo, Sonda, Gregory e Yamamura, entre outras. Faça como esses clientes inteligentes e contrate a Agência e-Plus para implementar ou evoluir o seu e-commerce e m-commerce. Clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe agora mesmo: