O mini cart, também chamado de mini carrinho, é um carrinho de compras virtual que flutua sobre as páginas de uma loja online como a sua e, desse modo, possibilita que os consumidores visualizem o que estão comprando sem precisarem sair das páginas de vendas. Com efeito, ele proporciona melhor experiência de uso, navegação e compras. Conheça neste post as vantagens de usar esse recurso na sua loja virtual!
DIFERENÇA ENTRE MINI CART E CARRINHO DE COMPRAS COMUM
O mini carrinho funciona de forma muito simples. Enquanto o consumidor navega pela loja virtual, ele pode ver o ícone do carrinho, geralmente no canto superior direito. Ao clicar sobre este ícone, o carrinho se expande e flutua sobre a página.
Vale dizer, em alguns casos o mini cart pode surgir quando o consumidor passa o mouse sobre o ícone. Ou, ainda, quando o consumidor adiciona um novo produto ao carrinho. Seja como for, o mini carrinho se sobrepõe à página de vendas, à home page ou outra página da loja que estiver aberta.
Como se pode observar, o mini cart é diferente do carrinho virtual comum. O carrinho comum retira o consumidor do processo de compras e o conduz para outra página, na qual são listados os produtos selecionados até o momento.
Ao conduzir o consumidor para outra página, o carrinho virtual comum muitas vezes atrapalha a experiência de compras. Em outras palavras, o carrinho comum interrompe a experiência de compras, provocando gargalos que podem gerar abandonos de carrinho.
Enquanto isso, o mini cart se sobrepõe às páginas de vendas e à home page da loja, permitindo que o consumidor verifique os produtos que já foram selecionados e modifique o pedido sem mudar de página. Isso proporciona mais fluidez e praticidade às compras online.
VANTAGENS DO MINI CART PARA AS LOJAS VIRTUAIS
Como dito, quando em comparação com o carrinho de compras comum, o minicart conta com a vantagem de flutuar sobre as páginas. Assim, ele proporciona mais fluidez à experiência de compras.
Mas além disso, o mini cart reconhece imediatamente os produtos selecionados, o que é muito prático. Ele também possibilita fazer alterações nos pedidos de forma rápida. E mais, ele expõe o total do pedido sem que o consumidor precise acessar outra página.
Enfim, o mini cart oferece um acesso fácil ao carrinho completo. Sempre que o consumidor desejar, ele pode acessar o carrinho completo e o checkout com apenas um clique.
EXEMPLO PRÁTICO
Recentemente, a Agência e-Plus realizou a migração da loja virtual da marca de moda de alto padrão Brooksfield Donna para a plataforma VTEX, a qual conta com um mini cart com funções como seleção de tamanho de produto e recurso para acrescentar desconto.
Além disso, o mini cart da loja virtual Brooksfield Donna possui campos para inserção do código do vendedor e CEP para o cálculo do frete. Esse mini cart pode ser acionado com apenas um clique sobre um ícone no topo da loja.
Enquanto navegam pela loja, os consumidores da Brooksfield Donna podem conferir a lista de produtos selecionados sem interromper a experiência de compras. Eles também podem acrescentar ou remover produtos do carrinho com facilidade.
O mini cart, portanto, é um recurso muito útil para lojas virtuais como a sua. Com ele é possível melhorar a experiências de compras e conduzir mais pessoas para o checkout. Vale a pena utilizar. E se precisar de ajuda para implantar, lembre-se, você sempre poderá contar com a Agência e-Plus.