“Minha loja virtual não vende” ou “não vende o suficiente para cobrir os gastos” são queixas muito comuns no ramo do comércio eletrônico.
Na maioria das vezes, porém, essas queixas provêm de empreendedores de primeira viagem, que ainda estão tentando entender como a coisa toda funciona.
Se você for um deles, preste atenção às dicas que apresentarei a seguir, pois elas poderão lhe ajudar a vender mais.
Minha loja virtual não vende, como resolvo isso?
O primeiro passo para solucionar o problema é parar de dizer a frase “minha loja virtual não vende”.
Feito isso, comece a trabalhar nas soluções dos seguintes problemas (não necessariamente nesta ordem):
• Tráfego:
A Taxa de Conversão do e-commerce nacional é de 1,60%.
Assim, espera-se que se a sua loja virtual recebe 10 mil visitas mensais, você faça ao menos 160 vendas por mês.
Há, basicamente, duas formas de vender mais do que isso.
Uma delas é aumentar o percentual da sua Taxa de Conversão por meio de otimizações na usabilidade da usa loja.
A outra, por sua vez, é investir em ações de Marketing para aumentar o tráfego.
• Marketing:
Para aumentar o número de visitas na sua loja virtual será necessário investir em Marketing e em Marketing Digital.
Leia o artigo “51 ideias para divulgar a sua loja virtual” e visualize sugestões de propaganda na internet, no rádio, na TV, nas mídias impressas e até mesmo na rua.
Quanto mais visitas a sua loja virtual receber, melhor.
• Pesquisa:
“Mais da metade das compras online ocorrem após buscas no Google”.
Contudo, para obter acessos via Google você precisará criar páginas de produtos baseadas em boas palavras-chave.
As palavras-chave que geram mais compras são as do tipo “long tail”, que expressam intenção de compra.
Leia o post “Como reconhecer palavras-chave com intenção de compra no e-commerce” e use-as principalmente nas suas páginas de produtos.
• Administração:
Um empreendedor é quem cria um negócio e um administrador é quem o gerencia.
Sendo assim, caso você tenha criado, mas não tenha habilidades gerenciais, recomendo que realize um curso de administração de e-commerce.
Outra opção é contratar um administrador profissional com experiência em e-commerce.
• Migração:
O problema do tipo “minha loja virtual não vende” também pode estar na plataforma e-commerce que você usa.
Alguns sistemas não são escaláveis, isto é, eles não suportam grandes demandas e acabam travando a loja.
Dessa forma, certifique-se de manter sua loja em uma plataforma e-commerce moderna e escalável.
Se a plataforma não é boa, então, é hora de fazer uma migração.
Leia o artigo “Migração de plataforma e-commerce vale a pena?” e tire as suas conclusões.
• Design:
Lojas virtuais com interface de comunicação pobre não inspiram credibilidade e, por isso, vendem menos.
Nesse contexto, o Design de um site e-commerce deve obedecer critérios de forma e função e, além disso, se adaptar a diferentes tamanhos de telas.
Com isso, a contratação de um desenvolvedor Front-end pode lhe ajudar a melhorar o Design e aumentar as vendas da sua loja.
Leia o artigo “Qual a importância do Front-end na sua loja virtual?” e saiba mais.
• Descrição:
“Descrição de produto boa é fundamental para 51,2% dos consumidores no e-commerce”, segundo pesquisa da plataforma Birdie.
Só para situar, me refiro aquela descrição que é inserida nas páginas de produtos da sua loja virtual.
Esse tipo de descrição deve contar com bons argumentos de vendas, não deve ser copiado, precisa ter uma ficha técnica impecável, entre outros itens.
Leia o artigo “Descrição de produtos: como criar páginas de vendas ricas em informações na sua loja virtual?” e entenda como otimizar esse aspecto.
• Fotos:
Tão importante quanto uma boa descrição de produtos é publicar ótimas fotos.
Segundo pesquisa da Birdie, 24,2% dos consumidores prezam por boas fotos de produtos.
Além disso, o mesmo estudo aponta que 30,6% dos consumidores já passaram por situação em que o produto estava com a foto errada.
Mas, não se preocupe, pois eu tenho um remédio para isso. Leia o artigo “5 cursos de ‘fotos para e-commerce’” e aprenda a fazer imagens incríveis, que lhe ajudarão a vender mais.
• Checkout:
Problemas de checkout podem gerar o temível abandono de carrinho.
Existem múltiplos problemas de checkout como os de “cadastros longos”, “botões ruins” ou “esquecimento de senha”, que podem fazer os consumidores desistirem de fazer uma compra.
Acesse e leia o post “10 conflitos de checkout que geram abandono de carrinho em lojas virtuais”, resolva-os e pare de perder vendas.
• Entrada:
Lojas virtuais novas podem ter dificuldades para obter os primeiros clientes.
Isso ocorre porque os consumidores ainda não confiam nessas lojas o suficiente para comprar.
Para quebrar essa desconfiança é necessário vender ao menos um produto de alta qualidade e baixo preço, o qual é chamado de “produto de entrada”.
Acesse o artigo “Importância do produto de entrada para novos e-commerces” e saiba mais sobre esse assunto.
• Credibilidade:
Geralmente, lojas virtuais que não têm números de telefones, endereços físicos, políticas adequadas, certificações e outros componentes são rejeitadas pelo consumidor.
Os consumidores evitam esses tipos de lojas, pois ficam sem saber quem contatar caso ocorra algum problema.
Na visão do consumidor, essas lojas não têm credibilidade.
Para aumentar sua credibilidade leia o post “Como fazer com que seu e-commerce tenha uma boa reputação” e siga os passos lá descritos.
• Mix de produtos:
“Minha loja virtual não vende”, você diz, mas daí eu te pergunto: “será que o seu mix de produtos encaixa-se às demandas do seu público-alvo?”.
Acesse o artigo “Como criar um mix de produtos para sua loja virtual?” e conheça ferramentas que lhe permitirão obter melhor adequação.
Uma vez que a demanda e o mix integrem-se, as chances de aumentar as vendas melhoram.
• Preços:
Os preços podem influenciar nas vendas de uma loja virtual de uma maneira que você nem imagina.
Por exemplo, às vezes, lojas com preços altos podem vender mais do que aquelas com preços baixos.
Saber colocar o preço nos produtos é fundamental.
Fazer isso manualmente, entretanto, não é uma boa ideia.
O ideal, nesse caso, é usar um software de precificação dinâmica.
Leia o post “Para que serve a precificação dinâmica no e-commerce?” e saiba como inserir um software do tipo na sua loja virtual.
• Pagamento:
Em muitos casos, o consumidor não tem como pagar um produto porque a sua loja virtual não oferece uma forma de pagamento que ele possa usar.
Por exemplo, tenho visto muitos sites na internet, a maioria internacionais, que oferecem apenas a opção de pagamento com cartão de crédito.
Ora, nem todo mundo tem cartão de crédito no Brasil e quem não tem deixa de comprar.
Leia a matéria “8 sistemas de pagamento disponibilizados pela plataforma e-commerce Vtex” e tenha uma ideia de como essa multiplicidade é importante.
• Frete:
Frete grátis é, sem dúvidas, um atrativo para que os consumidores possam fechar uma compra na sua loja virtual, mas nem sempre é possível oferece-lo.
É mais fácil, contudo, oferecer frete grátis dentro de um programa de fidelidade, onde tanto a sua loja quanto os consumidores saem ganhando.
Acesse e leia o post “Frete grátis em programa de fidelidade e-commerce é bom para quem?” e compreenda como aplicar isso ao seu comércio online.
• Entrega:
A maioria dos consumidores quer que as suas compras sejam entregues “ontem”.
Então, se você oferece prazos de entrega muito longos, reavalie esse conceito.
Reconheça as múltiplas opções de entrega do mercado e use aquelas que oferecerem as melhores condições de entrega e preço.
Que tal, por exemplo, fazer entregas com bicicletas. A Ecobike Courier e a Bike Entregas são duas empresas desse ramo.
Leia “Entrega e-commerce: 6 alternativas aos serviços dos correios” e fique por dentro também de outras oportunidades.
Com entregas mais velozes, os consumidores certamente fecharão mais compras.
O tempo certo para otimização da sua loja virtual
A lista de itens que acabo de mencionar possui uma série de problemas que não precisam ser resolvidos todos de uma vez.
Em outras palavras, foque nas prioridades e também naqueles problemas que são mais fáceis de solucionar.
Na medida em que a sua loja crescer, invista um percentual do lucro para resolver os demais problemas.
Lembre-se ainda que a internet, o e-commerce, as tecnologias estão todos em constante evolução, por isso, você precisa acompanhar esse processo e atualizar o seu comércio eletrônico constantemente.
Para saber como realizar essas atualizações, leia o artigo “Otimização de e-commerce: o que é e como fazer?”.