Olá, olá, amigas e amigos leitores do blog da agência e-Plus, a sua agência de performance com foco 100% em e-commerce! Hoje lhes trago um case especial, o qual lhes inspirará a criar uma loja virtual de sucesso. Estou falando do case da Miess na VTEX.
A Miess é uma empresa paulistana de sex shop e lingerie criada em 2008. A palavra “Miess”, para quem não sabe, é a sigla para Moda Íntima e Sex Shop. Trata-se de um negócio voltado às vendas de produtos eróticos de alta qualidade.
Para criar essa empresa, o fundador e CEO Romulo Correia dos Santos investiu na época o equivalente a R$ 3 mil. Ele iniciou o empreendimento em um imóvel de apenas 20 m², na Vila São José, Ipiranga, em São Paulo.
Em certo momento da história da Miess, Romulo montou um e-commerce. Mas quando o projeto começou a crescer, a plataforma usada entrou em processo de desativação. Foi, então, que ele procurou a agência e-Plus com o objetivo de migrar a loja online Miess para a VTEX.
MIESS NA VTEX
Foi em meio ao caos do início da pandemia e quarentena de Covid-19 quando recebi o chamado do Romulo para migrar a loja virtual da Miess para a VTEX. Mas bem antes disso, nós na agência e-Plus já havíamos feito o redesign da loja na plataforma antiga.
Além disso, eu e o Romulo já conversávamos sobre a possibilidade de migração para a VTEX há mais de um ano. Todavia, agora, com a desativação da plataforma antiga e com uma pandemia épica chegando, o que era uma possibilidade se tornou uma urgência.
“Queremos migrar em 30 dias”, disse-me o Romulo. Entretanto, um projeto VTEX leva em média 120 dias para ficar pronto. Foi então que reuni minha equipe e disse que aquela era a hora de mostrar o nosso valor.
A equipe da agência e-Plus topou o desafio e “mergulhou” no projeto. Migramos a loja e realizamos o redirect. Concluímos tudo em abril de 2020, em mais ou menos um mês, o que foi um recorde para nós.
Crescendo com a plataforma VTEX
Trinta dias depois, já com a Miess na VTEX, o número de visitas orgânicas da loja virtual havia dobrado. Com efeito, a taxa de conversão e o Ticket Médio também haviam crescido de forma surpreendente.
Se na plataforma antiga a média era de 300 a 500 pedidos diários, agora com a plataforma VTEX, eles haviam subido consideravelmente. O pico de vendas ocorreu dias depois quando a Miess conseguiu fechar nada menos do que 5 mil pedidos em um único dia em meio à pandemia.
Nos dias seguintes, os pedidos continuaram em alta, na casa dos 2 mil a 1,5 mil diários. Para conseguir fazer as entregas, o Romulo precisou aumentar a equipe. Além disso, o prazo do frete que antes era 4 dias passou para 8 dias.
Após esta experiência, o Romulo sentiu-se mais confiante no sucesso da Miess. Ele projeta para o próximo ano a meta de, em algum momento, começar a faturar 20 mil pedidos por dia. Ele quer fazer da Miess um e-commerce referência no ramo de prazer, saúde e qualidade de vida.
UM PROJETO E-COMMERCE NUNCA ACABA
Colocar uma loja virtual como a Miess no ar, isto é, em operação na web, é só o começo. Depois disso é necessário melhorar o projeto continuamente dia após dia. E este processo precisa ser baseado em números. “Confiamos em Deus, os demais tragam os dados e fatos”, já dizia Edwards Deming.
Sendo assim, é preciso investir na análise profunda das estatísticas de acessos em sites de e-commerce. É importante trabalhar com o conceito de Conversion Rate Optimization (CRO), que em Português claro significa “Otimização da Taxa de Conversão”.
Uma das formas de fazer isso é por meio do Teste A/B, com o qual é possível criar duas ou mais versões para um anúncio ou página de produto e verificar quais geram melhores resultados. É como separar o joio do trigo. Isso permite aumentar o orçamento do que está bom e otimizar o que não está tão bom antes de continuar.
O legal dos colaboradores da Miess é que eles não têm medo de fazer esses testes. Eles fazem isso todo dia, toda hora. Aliás, eles estão fazendo isso agora mesmo enquanto você lê este post.
Além dos testes A/B é bom trabalhar também com os mapas de calor, as gravações de sessões de visitas nas lojas virtuais, entre outras práticas de Marketing de Performance.
Essas práticas nos permitem entender o consumidor e ajudá-lo a comprar de um jeito mais fácil. Isto é, elas nos ajudam a visualizar e tirar os obstáculos da frente do consumidor para que ele possa comprar e se tornar um cliente e, logo depois, um freguês.
O que melhorar no e-commerce?
No dia a dia de um e-commerce há muitas coisas que precisam ser melhoradas. Por exemplo:
- Páginas de departamento;
- Páginas de produto;
- Menu de categorias;
- Filtros;
- Botões;
- Links;
- Conteúdo descritivo;
- Arquitetura da informação;
- Ferramenta de busca;
- Página de checkout.
A página de produto, por sua vez, é uma das mais importantes. É onde o consumidor vai decidir se irá clicar no botão comprar ou não. Por isso, é preciso analisá-la o tempo todo, verificar o funil de conversão, avaliar as micro taxas de conversão e, a partir disso, otimizá-la. Para nós da agência e-Plus isso é uma obsessão.
Apesar, porém, do Marketing de Performance ter tamanha importância, o que mais faz a diferença para melhor em um comércio eletrônico é o empreendedor, isto é, o dono ou dona do negócio. É ele(a) quem faz acontecer, que às vezes deixa de investir em si mesmo(a), deixa de comprar um carro novo, por exemplo, para investir no crescimento da empresa. Portanto, seja esse(a) empreendedor(a) e você certamente fará sucesso!
Assim que puder clique em “Empório Quatro Estrelas migra para plataforma VTEX” e conheça mais uma loja virtual criada pela agência e-Plus.