Microsoft Clarity é a mais nova ferramenta para análises, insights e melhorias da experiência do usuário em sites da web. Gratuita, ela é ideal para donos(as) de lojas virtuais e outros sites de e-commerce como você, pois permite entender melhor o comportamento dos seus visitantes online.
A Clarity chega ao mercado em meados de outubro, isto é, no mesmo momento em que a 4ª edição do Google Analytics, cuja notícia já publicamos aqui no blog da agência e-Plus, também foi liberada.
Enquanto, porém, a ferramenta do Google foca na medição de dados com uso de Machine Learning, a Microsoft Clarity investe sobretudo em mapas de calor e gravações de sessões de visitas. Seja como for, ambas são geniais e interessantes para o comércio eletrônico.
Neste artigo, enfim, apresentarei as linhas gerais da Microsoft Clarity. Fique sabendo, então, quais são seus principais recursos. Conheça os seus painéis de dados. Descubra qual a sua importância para o e-commerce. Continue lendo!
MICROSOFT CLARITY: RECURSOS
A Microsoft Clarity eteve em versão beta desde 2018, mas agora finalmente foi liberada para uso geral. E o melhor de tudo é que ela é gratuita. Para acessá-la, basta entrar com seu e-mail, conta da Microsoft, Google ou Facebook. Você escolhe. Simples assim!
Assim como no Analytics, para começar a usar a Clarity você precisa instalar um código de rastreamento no elemento <head> do seu site ou app. Além disso, você também pode integrar o Analytics à Clarity e, desse modo, obter uma visão ainda mais profunda do seu e-commerce.
Uma vez logado(a) na Clarity, e com o código de rastreamento instalado no seu site, você terá acesso a quatro painéis, são eles:
Dashboard (Painel de Controle):
Neste painel você pode ver um resumo das métricas. Desse modo é possível obter uma compreensão geral do que os visitantes estão fazendo no seu site ao longo do tempo. Dá para ver, por exemplo, quantas pessoas clicaram em links ou rolaram páginas. Também pode-se observar erros de javascript, tempo de navegação e por aí vai.
Recordings (Gravações):
No painel “Recording” é onde você confere as gravações de sessões de visitas no seu site. Isto é, é o local onde é possível ver o que cada usuário faz enquanto navega em uma loja virtual, por exemplo. Dá para ver o movimento do cursor do mouse e, além disso, o jeito como os usuários rolam as páginas. Isso permite conhecer melhor o comportamento dos visitantes.
Mapas de calor (Heatmaps):
Os mapas de calor são gráficos visuais que expõem onde e como os usuários interagem com uma página web. O painel fornece dois tipos de visualizações. A primeira delas é um mapa de cliques e a segunda um gráfico de rolagem de página. Este recurso é muito útil, por exemplo, para verificar em quais botões os consumidores e clientes mais clicam na sua loja virtual.
Configurações (Settings):
O painel “Settings” é o local destinado para a criação de projeto. Inclua o nome do seu site, a URL e a categoria. Logo depois copie o código de rastreamento e insira-lo no elemento <head> do seu site conforme descrito. É aqui também onde você poderá integrar o Google Analytics à ferramenta Microsoft Clarity, basta seguir as instruções.
ESCALABILIDADE
De acordo com informação da Microsoft, a Clarity oferece suporte para sites de todos os tamanhos, incluindo os maiores. A ferramenta processa por mês mais de 1 pentabyte de dados de mais de 100 milhões de usuários.
MICROSOFT CLARITY, GDPR E LGPD
A Microsoft Clarity está em conformidade com a General Data Protection Regulation (GDPR) da União Europeia, legislação na qual se baseia a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) brasileira, segundo nota publicada nas perguntas frequentes da plataforma.
IMPORTÂNCIA DE USAR FERRAMENTAS COMO A MICROSOFT CLARITY
A importância de usar ferramentas de análise como a Microsoft Clarity está no fato de que atrair visitantes para a sua loja virtual não é tudo. Você precisa oferecer as condições ideais para que estes visitantes naveguem e usem bem o seu site até a conclusão de uma compra.
Para garantir que haja boas condições de usabilidade é necessário testar, analisar e otimizar suas páginas de vendas constantemente. Isso lhe permitirá saber mais sobre o comportamento dos consumidores e assim melhorar as suas páginas de vendas e gerar mais compras.
Assim que puder clique em “Recursos de usabilidade” e conheça 10 ferramentas que lhe ajudarão a melhorar sua performance no e-commerce