No Marketing de Influência, um micro influenciador, também chamado de micro influencer, é o influenciador digital que conquistou de 10 mil a 500 mil seguidores em ao menos uma rede social, blog, podcast ou em outro canal de comunicação da internet no qual atua.
Conforme matéria do site O Povo, o Brasil conta hoje com 500 mil influencers digitais. Entre eles estão os micro influenciadores, que na hierarquia dos influencers digitais estão um degrau abaixo dos mega e dos macro e um degrau acima dos nano influencers.
Ainda de acordo com o site O Povo, os micro influencers têm um faturamento médio de R $30 mil a R $100 mil mensais. Essa receita provém de sistemas de afiliados, de assinaturas e de doações integrados a plataformas como o Youtube e Twitch, por exemplo. Além disso, eles podem fechar contratos de publicidade com patrocinadores de pequeno e médio portes.
EXEMPLOS DE MICRO INFLUENCIADORES
Um exemplo notável de micro influenciador é o Rafael Chess. Ele conta com perfis no TikTok e Instagram, mas é em um canal no Youtube com mais de 330 mil seguidores (julho de 2022) onde se encontra o seu maior público.
Com muita simpatia e motivação, Rafael Chess apresenta partidas de xadrez dele mesmo e de outros jogadores. Ele também realiza lives sobre os principais torneios de xadrez nacionais e internacionais.
Outro exemplo é a micro influenciadora digital Márcia Jamille. Arqueóloga, Márcia mantém o canal Arqueologia pelo Mundo, no Youtube, com mais de 80 mil inscritos (julho de 2022). Ela apresenta diversas curiosidades sobre o passado da civilização humana.
Um dos vídeos mais vistos no canal Arqueologia pelo Mundo tem mais de 20 mil visualizações (julho de 2022) e trata sobre a descoberta de uma cidade antiga na floresta Amazônica. Apesar da audiência menor em relação aos mega e macro influencers, os micro influenciadores têm um público muito engajado.
COMO ELES PODEM SER ÚTEIS NO E-COMMERCE?
A principal característica dos micro influencers é que eles possuem um público bastante engajado. Desse modo, contratar um deles pode lhe ajudar a divulgar seu negócio para pessoas apaixonadas pelo tema apresentado em seu canal de comunicação.
Por exemplo, se você tem um e-commerce de vinhos e pretende contratar um micro influencer que possui um blog sobre o mesmo tema, então pode ter certeza que o público irá adorar conhecer a sua loja virtual e os seus produtos.
Por isso, use o potencial dos micro influenciadores quando desejar fazer o Marketing de algo muito específico, que seja a paixão de um grupo médio de pessoas. Ao fazer isso, o seu e-commerce sem dúvida obterá mais reconhecimento no segmento de negócios.
Assim que puder clique em “Influenciadores” e saiba como eles afetam as decisões de compras!