Métricas preditivas: o que é este recurso do Google Analytics 4?

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As métricas preditivas do GA4 podem ser úteis para fins de CRO. Imagem: @storyset
As métricas preditivas do GA4 podem ser úteis para fins de CRO. Imagem: @storyset

O termo “métricas preditivas” se refere a um recurso do Google Analytics 4 (GA4) que emprega aprendizado de máquina para prever como os consumidores irão agir. Desse modo, o lojista pode tomar providências de forma antecipada com a ideia de otimizar a taxa de conversão (CRO).

Neste post, você conhecerá os tipos de métricas preditivas disponíveis e os pré-requisitos para o uso das mesmas. Além disso, você aprenderá acessá-las e usá-las a partir do Google Analytics. Continue lendo e fique por dentro!

TIPOS DE MÉTRICAS PREDITIVAS E PRÉ-REQUISITOS

Atualmente, a ferramenta conta com três tipos de métricas, confira em seguida:

1 – Probabilidade de compra:

Esta métrica preditiva expõe a probabilidade de um usuário que esteve ativo nos últimos 28 dias realizar um evento de conversão específico nos próximos 7 dias.

2 – Probabilidade de desligamento de usuário:

Aqui é possível descobrir as chances de um usuário que esteve ativo no seu app ou site nos últimos 7 dias não ficar ativo novamente nos próximos 7 dias.

3 – Receita estimada:

A ferramenta prevê a receita esperada de todas as conversões de compra nos próximos 28 dias de um usuário que esteve ativo nos últimos 28 dias.

Como pré-requisitos para uso dessas métricas preditivas, o GA4 exige um número mínimo de exemplos positivos e negativos de compradores que se desligaram. Além disso, a qualidade do modelo precisa ser mantida ao longo de um período. Ademais, é necessário que uma propriedade envie os eventos purchase para qualificação no caso da probabilidade de compra e de desligamento.

COMO USAR AS MÉTRICAS PREDITIVAS DO GA4

Você pode usar as métricas preditivas do GA4 de duas formas. Primeiramente, é possível fazer isso pelo criador de público-alvo. Neste contexto, as métricas podem ser usadas para criar públicos-alvo preditivos.

Vídeo: visão geral do uso de públicos-alvo preditivos nas propriedades do GA4 (ative a legenda em Inglês e a tradução para o Português nos controles do player no Youtube)

A outra forma de usar as métricas preditivas é por meio do menu Explorações. Aqui é possível usar a probabilidade de compra e a probabilidade de desligamento de consumidores por meio da técnica de ciclo de vida de usuário.

Seja como for, tente usar esse recurso do GA4 para entender melhor como os consumidores do seu e-commerce se comportam. Desse modo, saiba como eles vão agir e esteja um passo à frente. Antecipe-se e otimize assim a sua taxa de conversão.

Assim que puder clique em “Métrica de vaidade” e saiba qual a relevância disso para o seu e-commerce!