Metaverso: qual o tamanho desse mercado?

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Saiba como os varejistas do e-commerce podem aproveitar essa onda!

Metaverso é um mundo online 3D imersivo que pode ser acessado a partir de tecnologias como os óculos VR. Imagem: @freepik
Metaverso é um mundo online 3D imersivo que pode ser acessado a partir de tecnologias como os óculos VR. Imagem: @freepik

Metaverso é o termo que define um mundo virtual em três dimensões (3D) que imita a realidade e que ao mesmo tempo pode se integrar ao mundo físico; e que desse modo possibilita que as pessoas possam experimentar uma nova forma de interação social.

Do grego, a palavra “meta” pode significar “além”. Já a palavra “verso”, de acordo com o dicionário Etimológico da Universidade de Oxford citado pela Revista Educação vem de “verter” ou “transbordar”. Traduzindo em miúdos, o metaverso poderia ser definido como uma realidade que transcende.

A saber, o termo metaverso surgiu na história pela primeira vez em 1992 no livro de ficção científica “Snow Crash”, de Neal Stephenson. Na obra, as personagens fazem uso de avatares para entrar em um universo online.

Do livro para o contexto histórico vigente, o termo metaverso passou a designar um universo online em 3D no qual as pessoas podem entrar ao invés de apenas olhar em uma tela. Para entrar neste novo universo, contudo, as pessoas devem usar óculos, fones, sensores e outros hardwares e tecnologias de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR).

Embora essas tecnologias estejam se tornando populares agora, elas não surgiram da noite para o dia. Para você ter uma ideia, o informático estadunidense e um dos pioneiros da internet, Ivan Edward Sutherland, criou o Head-Mounted-Display, primeiro sistema moderno de VR, em 1968. Foram necessários, portanto, mais de 50 anos para o amadurecimento da ideia até o patamar atual.

METAVERSO EM NÚMEROS

Em 2020, o mercado do metaverso valeu US $478 bilhões, de acordo com dados do blog Luisa Zhou. Já em 2024, estima-se que ele valerá cerca de US $800 bilhões. Ou seja, em apenas 4 anos ele poderá quase dobrar de tamanho, trazendo consequência inimagináveis no momento.

A líder global em serviços financeiros JP Morgan citada pelo blog Earth Web prevê que em algum momento o mercado do metaverso poderá valer US $1 trilhão. Já a Goldman Sachs vai além ao estimar um valor de mercado entre US $1 e 12 trilhões.

Hoje, 74% dos adultos dos EUA estão se juntando ou pensando em se juntar ao metaverso, conforme informa o blog Luisa Zhou. Até 2026, 25% das pessoas passarão uma hora no metaverso e 30% das empresas oferecerão serviços e produtos para o metaverso.

Como se pode observar, o metaverso está em franco crescimento, o que pode proporcionar grandes oportunidades para os varejistas do e-commerce. Logo a seguir eu aponto algumas dessas oportunidades. Continue lendo!

COMO OS VAREJISTAS DO E-COMMERCE PODEM APROVEITAR ESSA ONDA?

Um varejista como você pode surfar nesta onda de várias formas. A primeira delas é vendendo produtos para o metaverso. Sabendo que o segmento de hardware domina esse mercado, você poderá criar um e-commerce para a venda de tecnologia apropriada.

A título de exemplo, até o final de 2022 as vendas de equipamentos de realidade virtual como óculos de VR devem atingir US $10 bilhões, de acordo com dados da Earth Web. Fones de ouvido AR e VR serão vendidos na ordem de 26 milhões de unidades até 2023. Teremos 1,7 bilhão de usuários de AR em dispositivos móveis e mais de 34 milhões de headsets VR em 2024. Isso sem mencionar que o metaverso demandará computadores e dispositivos móveis mais potentes, entre outros produtos.

Vídeo: saiba mais sobre o e-commerce no metaverso!

Outra forma de aproveitar a onda é desenvolvendo lojas virtuais para venda de produtos de todas as categorias dentro do metaverso. As pessoas poderão entrar com seus avatares dentro dessas lojas e fazer compras em um ambiente 3D imersivo. No futuro breve, cada loja poderá se tornar um metaverso a parte, configurando assim na internet um multimetaverso.

Além disso, o metaverso abre a chance para as empresas venderem produtos virtuais. Por exemplo, um consumidor poderá comprar um tênis ou camiseta virtual para usar em seu avatar dentro do metaverso.

O metaverso, enfim, poderá ser um bom lugar para divulgação. Imagine, por exemplo, divulgar seus produtos em outdoors e banners dentro de lojas virtuais 3D, em shows e eventos virtuais diversos. É uma nova forma de fazer Marketing.

Seja como for, fazendo Marketing, vendendo produtos para o metaverso ou dentro dele, é hora de varejistas como você começarem a pensar em estratégias para esse novo mercado. É hora de começar a mexer os seus bracinhos e remar até esta onda. Esta onda promete!

Assim que puder clique em “E-commerce no metaverso” e conheça mais possibilidades!