Meta descriptions são metatags SEO em formato de microtextos (de 140 a 160 caracteres) que descrevem e/ou resumem o conteúdo de um artigo de blog e-commerce ou de uma página de produto ou página de categoria de produto de um site e-commerce como o seu. Tais descrições são exibidas nos resultados das pesquisas de sites de buscas como o Google, Bing e Yahoo, entre outros.
Complexo? Nem um pouco. Observe o exemplo a seguir para entender melhor. Eu pesquisei no Google a palavra-chave “ventilador de mesa” e obtive várias respostas, dentre as quais selecionei algumas e grifei em vermelho as suas meta descriptions, observe:
Agora que você já sabe o que são meta descriptions, vamos entender o motivo pelo qual elas são tão importantes.
Meta descriptions: por que elas são importantes para o seu e-commerce?
Ao serem exibidas nos motores de buscas, as meta descriptions oferecem uma oportunidade para administradores de e-commerce como você inserirem nelas determinadas informações que irão aumentar os acessos e as vendas nas suas páginas.
Em outras palavras, ao invés de apenas sintetizar os artigos sobre os seus produtos e serviços e os seus artigos de blogs, experimente incluir nas meta descriptions algo mais, como:
• Técnicas de persuasão como provas sociais e call-to-actions, entre outras, que incentivem o acesso e a compra do produto em questão;
• Vantagens que a sua loja oferece como frete grátis, descontos, etc., para o produto ou serviço;
• Ofertas específicas acerca do produto que está sendo descrito.
Além disso, você pode usar o Google Adwors e o Google Analytics para descobrir quais palavras-chave têm maior desempenho de acessos e de vendas no contexto dos links patrocinados para e-commerce e incluí-las nas meta descriptions SEO. O objetivo disso é otimizar as descrições e fazer com que elas vendam mais o seu peixe ao invés de apenas resumir conteúdo.
O que acontece se você não inserir as meta descriptions?
Se você não inserir as meta descriptions nos seus artigos de site e blog, o Google ou outro motor de buscas irá selecionar uma parte aleatória do texto (geralmente o primeiro parágrafo) para exibir nos resultados das pesquisas.
O resultado disso é que você perderá a chance de utilizar uma linguagem mais convincente, isto é, uma linguagem capaz de atrair para o seu funil de vendas muitas pessoas que nem estavam pensando em adquirir o produto.
É bom lembrar aqui que algumas plataformas e-commerce não possuem campos para adicionar meta descriptions, por isso você deverá inseri-las diretamente no código das páginas. Isso pode dar um trabalhão, mas os resultados podem compensar.
Outra dica é que se você usa um sistema que não lhe confere espaço para inserir meta descriptions, então é bom pensar em realizar uma migração de plataforma e-commerce, ou seja, aderir e começar a utilizar um sistema mais moderno, que lhe proporcionará mais chances de fazer sucesso no ramo.
Conclusão
Crie e use meta descriptions baseadas em argumentos persuasivos em todos os artigos dos seus sites e blogs e-commerce para assim passar uma mensagem mais convincente, que gere mais acessos e mais vendas em sua loja virtual.