Mercado e-commerce no Brasil tem Taxa de Conversão baixa em relação a outros países

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Saiba quantas vendas seriam fechadas mensalmente por lojas virtuais em diferentes regiões do mundo segundo suas taxas de conversões locais

 

Taxa de Conversão do mercado e-commerce no Brasil é baixa, mas isso não significa que isso deva ser assim para sempre

Taxa de Conversão do mercado e-commerce no Brasil é baixa, mas isso não significa que isso deva ser assim para sempre

Taxa de Conversão é um indicador que aponta o percentual de visitantes únicos que, em um espaço de tempo, fez uma compra em sua loja virtual. No mercado e-commerce no Brasil ela gira em torno de 1,5%. É um índice baixo em relação ao de outros países.

Em 2017, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) publicou a matéria “Conheça os e-commerces com maior Taxa de Conversão no mundo”, na qual comparou a taxa de conversão de alguns lugares. De acordo com esta publicação, a média da Taxa de Conversão no e-commerce do último trimestre de 2016 foi de:

• 4,40% em todo o mundo

• 4,45% no mercado e-commerce britânico

• 3,00% no mercado norte-americano

• 1,50% no mercado brasileiro

Como visto, o percentual do mercado e-commerce no Brasil é duas vezes menor do que o mundial. Isso não significa, entretanto, que isso não possa ser mudado.

Quanto uma loja virtual venderia segundo a Taxa de Conversão de cada local?

Quanto uma hipotética loja virtual de roupas com 10 mil visitantes únicos mensais venderia, segundo as taxas de conversão já mencionadas? Para saber a resposta, vamos dividir os percentuais de cada região por 100. Depois disso, vamos multiplicar o resultado pelo número de visitantes. Eis a fórmula: (Percentual / 100) x 10.000.

Assim, ao aplicarmos essa fórmula, verificamos que a nossa hipotética loja virtual faria mensalmente:

• 440 vendas com a Taxa de Conversão global

• 445 vendas com a Taxa de Conversão britânica

• 300 vendas com a Taxa de Conversão norte-americana

• 150 vendas com a Taxa de Conversão do mercado e-commerce no Brasil

Enfim, ao multiplicarmos as 150 vendas pelo Ticket Médio de R$ 418,00 do e-commerce nacional em 2017, veremos que a hipotética loja teria um faturamento bruto de R$ 62.700,00 mensais, no Brasil.

Como aumentar a Taxa de Conversão do mercado e-commerce no Brasil?

Aumentar a Taxa de Conversão do e-commerce no Brasil requer em parte que a economia nacional melhore, para que assim as pessoas tenham maior poder aquisitivo.

Por outro lado, um dono de loja virtual como você também pode investir na otimização do Design, da usabilidade, do mix de produtos e outros fatores, que certamente melhorarão a taxa de conversão.

Acesse o post “Otimização de e-commerce: o que é e como fazer?” e fique por dentro!