A pesquisa Spending Pulse lançada recentemente pela Mastercard revelou que o comércio eletrônico brasileiro teve alta de 36,2% em março de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado.
Os pesquisadores da Mastercard também observaram o desempenho do e-commerce ao longo de todo o primeiro trimestre de 2017 e descobriram que houve crescimento de 25,9% frente ao mesmo período de 2016.
Não obstante, as vendas totais do varejo registraram queda de 1,6% em março, valor que obviamente está ligado à má atuação do comércio físico, que não vai tão bem quanto o e-commerce.
Números como esses geram na mente dos empreendedores ao menos três ideias:
1. Migração para o e-commerce:
Trata-se da mudança do comércio físico para o online. O empreendedor se desfaz de sua loja física e abre uma loja virtual para aproveitar a expansão do e-commerce.
2. Integração com e-commerce:
O empreendedor tem planos para se manter no comércio físico, mas também quer aproveitar o comércio eletrônico. Então ele integra os dois tipos de lojas por meio de uma plataforma e-commerce omni-channel.
3. Implantação de e-commerce:
Sem comércio físico ou online na atualidade, esse empreendedor visa planejar e fazer uma implantação de e-commerce em médio prazo para assim prosperar em longo prazo no setor.
Seja migração, integração ou implantação de e-commerce o que você queira fazer, não deixe de usar uma plataforma e-commerce escalável como a Vtex, por exemplo, pois esta não lhe decepcionará quando a sua loja virtual estiver em franco crescimento.