Mascote no e-commerce é uma personagem desenvolvida principalmente para proporcionar mais personalidade e identificação para uma marca de comércio eletrônico como a sua e para os seus produtos. É também um(a) representante visual, isto é, um(a) garoto(a) propaganda.
O uso de mascote no e-commerce proporciona sobretudo mais popularidade à sua empresa nos pontos de vendas da web. Neste cenário, ele pode ser utilizado em campanhas de divulgação com a finalidade de despertar a atenção e fidelizar mais consumidores.
Pensando nisso, produzi este artigo com uma seleção de mascotes famosos. Alguns deles nasceram no mundo offline e outros no online. Em comum, atualmente todos eles ajudam as empresas a venderem mais via internet.
Dê uma espiada nestes mascotes e obtenha ideias e inspirações para criar um para o seu e-commerce. Descubra, enfim, como encontrar profissionais capazes de transformar suas ideias em um(a) garoto(a) propaganda ideal para o seu negócio online! Confira em seguida!
Assim que puder clique também em “Marca e-commerce” e fique por dentro de 17 pontos chave para construir a sua!
MASCOTE NO E-COMMERCE: 7 FAMOSOS
São marcas que atualmente usam mascotes nas interfaces de suas lojas virtuais, marketplaces, blogs de e-commerce e outros sites de comércio eletrônico, e também em suas campanhas de anúncios e de divulgação em geral:
01 – Ponto Frio: Pinguim
O Pinguim acompanha o Ponto Frio desde os primeiros anos desta rede varejista. Ele está presente no logo da empresa, o qual é usado na loja virtual e no blog e-Glu do Pinguim. Em 2015 ele foi estrela em comerciais de TV produzidos pela agência Y&R.
02 – Cheetos: Chester Cheetah
Garoto propaganda do Cheetos (da Frito-Lay), Chester Cheetah é um guepardo louco pelo referido salgadinho. Criado em 1986, ele já foi tema de jogos de videogame que sem dúvida ajudaram a torna-lo famoso. Já atuou muito em TV e hoje integra o e-commerce Cheetos.
03 – Casas Bahia: Baianinho
O Baininho é um mascote da Casas Bahia criado em 1970 pela Interjob, uma agência interna da mencionada rede de lojas. Junto com ele foi desenvolvido o bordão “Dedicação total a você”. Em constante evolução, ele tem sido modificado conforme as demandas da empresa.
04 – Natura: Nat Natura
A Nat Natura é uma mascote bastante humanizada desenvolvida pela Natura. Ela atende consumidores e consultoras pelas rede sociais. Em outras palavras, além de mascote a Nat é uma assistente virtual.
05 – Magalu: Lu do Magalu
A Lu do Magalu é outra mascote e assistente virtual que tem feito sucesso no e-commerce. Ganhou superpoderes quando passou a protagonizar o chatbot da rede. Hoje a Lu é o rosto do Magazine Luiza em vários canais de vendas online (blog, loja virtual, redes sociais, etc.).
06 – Sadia: Lequetreque
Personagem criada pela agência DPZ em 1971, o franguinho Lequetreque tornou-se símbolo da marca Sadia. O nome foi escolhido pelos consumidores via concurso. Rejuvenescido, o mascote continua firme no site da holding de produção de alimentos frigoríficos.
07 – Mars: M&M’s
Os M&M’s são formados pelos mascotes Mr. Plain, Mr. Peanut, Ms Green, Ms Brown, Azul e Laranja. A trupe começou a ser desenvolvida em meados dos anos 1950. Hoje, eles estão presentes nas embalagens, campanhas e sites de e-commerce da Mars.
COMO CRIAR UM MASCOTE E-COMMERCE
Você já tem ou está empreendendo um comércio eletrônico? Seja como for é possível começar a desenvolver um mascote para o mesmo. O primeiro passo é refletir sobre a Cultura Organizacional (Missão, Visão e Valores) da sua empresa e também sobre o seu público-alvo e buyer personas para desse modo ter insights para os primeiros esboços.
Com as primeiras ideias e esboços em mãos é possível pedir ajuda para agências de Marketing especializadas em criação de mascotes. Pesquise, então, no Google por “criação de mascote” ou “desenvolvimento de mascote” e você encontrará várias delas. Faça cotações e escolha uma.
Como se pode observar neste artigo, os mascotes podem ser aprimorados ao longo do tempo. Eles ganham novos contornos e são rejuvenescidos conforme a época e às demandas da empresa. Em resumo, o mascote amadurece junto com a sua marca. De fato, vale a pena ter um!
Acesse e leia também o nosso artigo “Manual de marca”. Aprenda, dessa maneira, a padronizar e unificar a identidade do seu comércio eletrônico.