Um estudo feito com 42 mil pessoas pelos gestores do site Reclame Aqui e divulgado ao longo da Conferência E-commerce Brasil Minas realizada nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2018 demonstrou que a maioria dos consumidores não sabe o que é marketplace (sistema agregador de lojas virtuais, mais ou menos como um shopping center online).
Se você atua ou pretende atuar em marketplaces, então esse fato é um grande motivo para começar a educar as pessoas sobre o que é e quais as vantagens desse negócio não apenas para os lojistas, mas também para os consumidores.
Marketplace: dados da pesquisa “Reclame Aqui”
Os dados do estudo do Reclame Aqui foram publicados na internet pelo grupo E-commerce Brasil.
De acordo com a pesquisa, das 42 mil pessoas entrevistadas:
• 27% apenas conhecem e compram via plataformas de marketplace
• 48% jamais ouviram falar no termo
• 40% disseram que tanto faz comprar em loja virtual ou em marketplace
• 15% preferem comprar em marketplaces
• 31% preferem comprar em lojas virtuais
• 35% dos que compram via marketplaces o fazem 2 a 5 vezes por ano
• 20% dos que compram via marketplaces não lembram o nome da loja
• 53% têm confiança na marca do sistema agregador de lojas virtuais
• 40% dos consumidores chegam ao agregador de lojas via buscas no Google
• 26% entram direto no site do marketplace porque já o conhecem
• 73% pesquisam a reputação do agregador de lojas antes de fazer uma compra
• 58% nunca precisaram devolver produto
Ainda conforme o estudo, o preço é o principal fator que leva um consumidor a fazer uma compra em um agregador de lojas virtuais.
Vantagens para o consumidor
• Produtos são avaliados por milhares de pessoas, o que facilita decisão de compra
• Alguns consumidores publicam fotos reais do produto para que outros analisem
• Múltiplas ofertas de produtos
• Competitividade entre lojistas pode gerar queda de preço
Vantagens para o lojista
• Mais credibilidade ao expor produtos ao lado de grandes marcas e-commerce
• Mais visibilidade ao divulgar produtos por meio de um marketplace conhecido
• Mais chances de alcançar novos públicos
• Mais vendas
O legal desses agregadores é que ao vender seus produtos nele você pode continuar com sua loja virtual em separado. E mais, você só paga comissões ao dono do marketplace se e quando realmente vender algum produto.
Além disso, é possível acompanhar as estatísticas de pedidos e vendas de ambos e gerenciar todo o negócio a partir de um único painel.
Explique ao seu consumidor
Como a maioria dos consumidores não sabe o que é marketplace, convém explicar para eles do que se trata e apontar os benefícios que eles terão ao adquirem produtos nesse tipo de site.
Use, para isso, as suas mídias de conteúdo como o E-Mail Marketing, e-books e o blog e-commerce, entre outras que desejar.