Marketplace é palavra desconhecida para maioria dos consumidores

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Considere explicar aos seus leads e clientes do que isso se trata e quais as vantagens

Marketplace é um termo desconhecido para maioria dos consumidores

Marketplace é um termo desconhecido para maioria dos consumidores

Um estudo feito com 42 mil pessoas pelos gestores do site Reclame Aqui e divulgado ao longo da Conferência E-commerce Brasil Minas realizada nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2018 demonstrou que a maioria dos consumidores não sabe o que é marketplace (sistema agregador de lojas virtuais, mais ou menos como um shopping center online).

Se você atua ou pretende atuar em marketplaces, então esse fato é um grande motivo para começar a educar as pessoas sobre o que é e quais as vantagens desse negócio não apenas para os lojistas, mas também para os consumidores.

Marketplace: dados da pesquisa “Reclame Aqui”

Os dados do estudo do Reclame Aqui foram publicados na internet pelo grupo E-commerce Brasil.

De acordo com a pesquisa, das 42 mil pessoas entrevistadas:

• 27% apenas conhecem e compram via plataformas de marketplace

• 48% jamais ouviram falar no termo

• 40% disseram que tanto faz comprar em loja virtual ou em marketplace

• 15% preferem comprar em marketplaces

• 31% preferem comprar em lojas virtuais

• 35% dos que compram via marketplaces o fazem 2 a 5 vezes por ano

• 20% dos que compram via marketplaces não lembram o nome da loja

• 53% têm confiança na marca do sistema agregador de lojas virtuais

• 40% dos consumidores chegam ao agregador de lojas via buscas no Google

• 26% entram direto no site do marketplace porque já o conhecem

• 73% pesquisam a reputação do agregador de lojas antes de fazer uma compra

• 58% nunca precisaram devolver produto

Ainda conforme o estudo, o preço é o principal fator que leva um consumidor a fazer uma compra em um agregador de lojas virtuais.

Vantagens para o consumidor

• Produtos são avaliados por milhares de pessoas, o que facilita decisão de compra

• Alguns consumidores publicam fotos reais do produto para que outros analisem

• Múltiplas ofertas de produtos

• Competitividade entre lojistas pode gerar queda de preço

Vantagens para o lojista

• Mais credibilidade ao expor produtos ao lado de grandes marcas e-commerce

• Mais visibilidade ao divulgar produtos por meio de um marketplace conhecido

• Mais chances de alcançar novos públicos

• Mais vendas

O legal desses agregadores é que ao vender seus produtos nele você pode continuar com sua loja virtual em separado. E mais, você só paga comissões ao dono do marketplace se e quando realmente vender algum produto.

Além disso, é possível acompanhar as estatísticas de pedidos e vendas de ambos e gerenciar todo o negócio a partir de um único painel.

Explique ao seu consumidor

Como a maioria dos consumidores não sabe o que é marketplace, convém explicar para eles do que se trata e apontar os benefícios que eles terão ao adquirem produtos nesse tipo de site.

Use, para isso, as suas mídias de conteúdo como o E-Mail Marketing, e-books e o blog e-commerce, entre outras que desejar.