No comércio eletrônico, marketplace de nicho é um site dentro do qual diferentes marcas comercializam produtos e/ou serviços de uma mesma categoria. Trata-se, portanto, de um shopping online especializado em uma porção restrita e homogênea do mercado.
Analogamente, pense no mercado como uma sala. No interior dessa sala há vários armários que podemos chamar de “segmentos de mercado”. E dentro dos armários, enfim, há gavetas que denominaremos “nichos de mercado”.
Sendo assim, imaginemos um mercado com vários “armários”, isto é, segmentos como os de Moda, Eletrônicos, Saúde e Jogos, entre outros. Em Moda, por exemplo, encontramos várias “gavetas”, ou seja, nichos como os de Moda Praia, Moda Plus Size, Moda Kids, etc.
Do mesmo modo, no segmento de Eletrônicos há nichos como os de “Computadores”, “Câmeras” e “Celulares”. Em “Saúde” há os de “Descartáveis”, “Medicamentos” e “Ortopedia”, etc. Já no segmento de “Jogos” posso citar nichos como “Tabuleiro”, “Cartas” e “Digitais”.
Dessa forma, um marketplace de nicho é um portal e-commerce que reúne várias empresas, as quais fazem vendas online de produtos de apenas uma categoria contida em um segmento. Pois bem, agora que você já sabe a definição, passe para o próximo tópico e descubra como esse tipo de marketplace funciona!
Assim que puder clique em “O que é marketplace” e leia um post complementar!
COMO FUNCIONA UM MARKEPLACE DE NICHO?
Um marketplace de nicho funciona do mesmo modo que um marketplace comum. Em outras palavras, para existir ele requer uma plataforma e-commerce sob a qual ele será desenvolvido e gerenciado.
Ele também deverá contar com uma tecnologia chamada “split de pagamento”. Integrado à plataforma e-commerce, o split de pagamento distribui os pagamentos feitos por clientes entre as partes envolvidas em um negócio.
As partes envolvidas em um negócio podem ser, por exemplo, vários sellers (vendedores), já que em uma única compra dentro de um marketplace pode abranger múltiplas empresas e CNPJs. Além disso, sobre cada venda há também a comissão da empresa dona do marketplace.
Vale lembrar, enfim, que um marketplace de nicho assim como qualquer outro deve trabalhar em duas frentes. Primeiramente, ele deve prospectar empresas dispostas a se tornarem sellers. E, na outra ponta, ele deve atrair consumidores dispostos a se tornarem clientes.
Vantagens
A principal vantagem de um marketplace de nicho é que ele lida com um público-alvo bem homogêneo, que está interessado em apenas um tipo de produto. Isso, por sua vez, reduz os custos de Marketing, já que será necessário trabalhar com só um tipo de divulgação.
O Adegga Marketplace, por exemplo, atua dentro do segmento de Bebidas e no nicho de Vinhos. Sua publicidade é inteiramente voltada para o público-alvo restrito de consumidores de vinho. Dessa maneira, ele não precisa realizar esforços para divulgar outros tipos de bebidas, já que não é o seu foco.
Além do Marketing, as negociações também ficam mais fáceis. É mais prático criar um banco de dados de objeções e argumentos de vendas quando você trabalha com um público que deseja basicamente a mesma coisa.
Ademais, com consumidores tão focados, a tendência é que a taxa de conversão seja maior. De acordo com a plataforma Ideia no Ar citada pelo E-commerce Brasil, a conversão em um marketplace de nicho varia de 16% a até 30% enquanto que a do comércio eletrônico comum gira em torno de 1%.
COMO MONTAR UM MARKETPLACE DE NICHO
Para montar um marketplace de nicho, atente para o seguinte passo a passo:
- Planejamento:
Use o Business Model Canvas, Plano de Negócios, Método Startup E-commerce e outras ferramentas de empreendedorismo para colocar suas ideias no papel e começar a executá-las.
- Formalização:
Conheça as possibilidades de nichos de mercado por meio do CNAE para e-commerce. Em seguida, abra uma empresa na área desejada para assim poder passar notas fiscais.
- Desenvolvimento:
Contrate uma agência e-commerce especializada em uma plataforma robusta como a VTEX, por exemplo, para criar o layout / Design do seu marketplace.
- Prospecção de sellers:
Realize campanhas de prospecção de sellers. Quanto mais sellers aderirem ao seu marketplace, mais comissões de vendas você obterá. É daqui que sairá o seu lucro.
- Divulgação:
Use principalmente o Marketing Digital e o Marketing de Performance para divulgar as páginas de vendas dos seus sellers. Dessa maneira, você os ajuda a fazer mais vendas e fatura junto.
- Otimização:
Dia após dia melhore tudo o que puder. Invista na melhoria contínua da usabilidade da interface do marketplace, dos seus sellers, das campanhas de divulgação, etc.
Para saber mais sobre marketplace de nicho clique no botão a seguir e envie a mensagem “Olá, e-Plus!” via WhatsApp para a agência e-Plus. A e-Plus é uma agência de performance 100% e-commerce com atuação nacional e internacional: