Marketplace Agro é como são chamados os sites de comércio eletrônico que agregam agricultores, consumidores, fornecedores, distribuidores, atacadistas e varejistas, entre outros grupos, que podem comprar e vender uns para os outros insumos, serviços, máquinas e produtos produzidos no campo. É um novo modelo de negócios, que está conquistando cada vez mais empreendedores.
No Brasil, de acordo com pesquisa McKinsey citada no Canal Rural, houve um aumento de 71% no número de agricultores que usam meios digitais em seus negócios nos últimos meses. E, conforme dados compilados pelo blog FCamara, a implementação de marketplaces foi 7% maior entre brasileiros do que entre empreendedores do Agro de outras nacionalidades.
Para atuar no marketplace Agro, os empreendedores devem primeiro entender que existem basicamente duas formas de se fazer isso. Pois é exatamente isso que explicaremos logo em seguida. Então, continue lendo e fique por dentro!
MARKETPLACE AGRO: ATUE COMO IN OU OUT!
Seja no Agro ou em qualquer outro mercado, existem duas maneiras de atuar no marketplace, observe:
- Marketplace in: neste modelo de negócios você, empreendedor do campo, cria um site de e-commerce e permite que empresas de terceiros possam vender produtos dentro dele. Funciona como um shopping online. Neste caso, você ganha comissões toda vez que uma delas comercializar algo dentro do seu site;
- Marketplace out: aqui, ao invés de ser o dono do site, você atua como seller, isto é, como um dos vendedores no site de outra empresa. Você pode vender seus produtos usando a infraestrutura de pagamentos, Marketing e até entregas do marketplace de outro empreendedor.
Seja como for, no modo in ou out, um empreendedor do campo que atua no marketplace Agro pode obter várias vantagens. No próximo tópico, nós abordaremos justamente este assunto. Prossiga a leitura e descubra o potencial dessa ferramenta!
VANTAGENS DO MARKETPLACE AGRO
Entre as vantagens do marketplace Agro podemos citar, por exemplo:
Marketplace in:
- Ganhos de comissões a cada venda realizada por outras empresas no seu site;
- Maior integração entre produtores e consumidores, o que aumenta as oportunidades de vendas;
- Coleta de dados sobre o mercado Agro, aumentando os insights e melhorando as decisões;
- Expansão da disponibilidade de produtos, o que gera maior procura pelo seu site;
- Possibilidade de aumentar a base de sellers e, dessa maneira, gerar cada vez mais vendas.
Marketplace out:
- Acesso ao site de e-commerce e à infraestrutura de grandes marketplaces Agro;
- Acesso ao grande público de consumidores que visita os sites de Agro;
- Redução de custos sobretudo com Marketing;
- Suporte para uso de ferramentas e serviços dos marketplaces onde pretende atuar;
- Possibilidade de construir uma boa reputação online e, assim, expandir seu negócio.
Como se pode observar, existem muitas vantagens tanto de ter um marketplace Agro quanto de vender no marketplace Agro de outras empresas. Ah, e lembre-se, você pode atuar de uma forma apenas ou, se preferir, tanto em uma como na outra ao mesmo tempo. Confira alguns exemplos a seguir!
MARKETPLACE AGRO: EXEMPLOS
Aqui estão alguns exemplos de marketplaces Agro que estão fazendo sucesso no Brasil:
- Agromulher: maior marketplace Agro voltado para agricultoras brasileiras;
- Campear: tem como objetivo democratizar o e-commerce entre empreendedores do campo;
- Meu CEASA: visa fazer com que os produtos do campo sejam vendidos de forma prática e segura.
Observe que o marketplace Agro já é uma realidade no Brasil e que tem um grande potencial de crescimento. Aproveite, então, que a fase é boa e entre você também para esse modelo de negócios. Comece a planejar e a implantar agora mesmo!
COMO IMPLEMENTAR UM MARKETPLACE AGRO?
Para implementar um marketplace Agro, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus conta com certificação nas maiores e melhores plataformas de e-commerce do mercado voltadas para a construção de marketplaces, tais como a VTEX, Shopify Plus, Wake Commerce, Nuvemshop e Linx Commerce, entre outras. Sendo assim, ela possui habilitação para planejar, desenvolver, migrar, integrar, configurar, testar, evoluir, escalar, fazer o redesign, divulgar e gerenciar projetos com essas tecnologias. Além disso, ela fornece serviços de consultoria, assessoria e treinamento para você, empreendedor do campo, e para os seus funcionários.
Com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já realizou mais de 400 projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas de Portugal, Espanha, Costa Rica, Colômbia, Argentina, Equador e Brasil, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: