Marketing Sensorial é uma vertente do Marketing que se ocupa de conquistar e fidelizar clientes por meio de uma estratégia que engloba estimular os cinco sentidos humanos, isto é, a visão, a audição, o paladar, o tato e o olfato.
COMO O MARKETING SENSORIAL PODE SER ÚTIL NO COMÉRCIO?
No comércio, tanto no físico quanto no online, o Marketing Sensorial tem a sua utilidade. Por meio dele você pode, por exemplo, criar uma identidade para a sua marca baseando-se em um elemento ou situação que desperta um ou mais sentidos.
A marca Netflix faz isso muito bem ao empregar o “Tudum” na abertura de suas séries, uma onomatopeia que captura a atenção dos consumidores. O som atiça o sentido da audição e produz conexões emocionais. Além disso, ele é fácil de lembrar e de pronunciar. Com essas características, o Tudum virou até nome de evento.
Enquanto isso, a Apple parece usar o Marketing Sensorial para estimular o olfato das pessoas. Clientes da marca relatam que os seus celulares, ipads, fones e outros aparelhos possuem o mesmo cheiro. Em outras palavras, podemos dizer que a Apple tem uma marca olfativa. Ademais, com seus produtos simples e belos, a Apple trabalha também com o sentido da visão.
A Nivea, por sua vez, lançou recentemente uma campanha que explora o tato. Neste projeto, a empresa criou um vídeo de 30 segundos intitulado “Um toque de carinho”, no qual aborda a importância do contato. E a marca Café Pelé, enfim, ativou o paladar das pessoas com uma campanha de degustação de café na cidade de São Paulo.
Como se pode observar, além de criar conexões emocionais, o Marketing Sensorial permite que você apresente os seus produtos e a sua marca de um jeito fora do comum. Ele estimula o desejo de compra sem apelar para um Marketing mais agressivo. Vale a pena usar para divulgar o seu e-commerce.
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