Marketing Orgânico: o que é e qual sua importância no e-commerce?

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Com o Marketing Orgânico você pode atrair consumidores mais qualificados por meio do conteúdo orgânico para o seu e-commerce. Imagem: @macrovetor
Com o Marketing Orgânico você pode atrair consumidores mais qualificados por meio do conteúdo orgânico para o seu e-commerce. Imagem: @macrovetor

No e-commerce, o Marketing Orgânico é uma concepção de Marketing que tem como objetivo atrair a atenção dos consumidores para dentro de um site de comércio eletrônico como uma loja virtual, marketplace ou blog, por exemplo, por meio de estratégias de conteúdo orgânico.

O conteúdo orgânico, por sua vez, é todo conteúdo publicado na web de forma livre, isto é, sem qualquer tipo de patrocínio. Entram nessa categoria os artigos de blog, os vídeos para o Youtube, os posts para redes sociais e até as descrições para as páginas de vendas de lojas virtuais, por exemplo.

Com efeito, enquanto o conteúdo patrocinado é veiculado por meio de anúncios que desaparecem quando o orçamento acaba, o conteúdo orgânico circula na web de forma gratuita e por tempo indeterminado. Mas, para ser bem sucedido, o conteúdo orgânico precisa de cuidados que geralmente envolvem ações na área de Search Engine Optimization (SEO).

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Neste contexto, os profissionais da área de Marketing Orgânico se ocupam de produzir, publicar, analisar e otimizar o conteúdo orgânico e SEO. A meta com isso é, em primeiro lugar, atrair visualizações e cliques, os quais em algum momento podem culminar em conversões de leads e de vendas. Esse é o plano.

VANTAGENS DO MARKETING ORGÂNICO

O Marketing Orgânico pode proporcionar vários benefícios para um e-commerce como o seu. Por meio dele é possível:

  • Construir um status de credibilidade para a sua marca e-commerce por meio do conteúdo;
  • Atrair mais visitantes para a sua loja virtual e blog de e-commerce;
  • Captar visitantes qualificados, que são mais fáceis de converter em leads e em clientes.

Vale dizer também que o Marketing de Conteúdo conta com melhor custo-benefício em relação a outros tipos de Marketing. Ele não gera nenhum custo por clique. Pelo contrário, quanto mais cliques, menor o seu custo. Sendo assim, eu acho que vale a pena tentar implantar.

O MARKETING ORGÂNICO EM NÚMEROS

O Marketing Orgânico existe desde que a web é web, ou seja, há muito tempo. Contudo, estamos em pleno ano de 2022 e ele parece continuar inesgotável. Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência de conteúdo Conductor com 350 profissionais de Marketing responsáveis ​​pelos domínios dos sites de empresas de grande porte com mais de 1.000 funcionários e de médio porte com 500 a 1.000 funcionários revelou que:

  • 20% dos entrevistados viram um aumento significativo no orçamento de Marketing Orgânico em relação a 12 meses atrás;
  • 86% das organizações com alta maturidade orgânica esperam que seus orçamentos de Marketing Orgânico aumentem nos próximos 12 meses.

Além disso, o mesmo estudo apontou que 90% das empresas com alta maturidade orgânica tiveram um aumento de pelo menos 5% no desempenho do site. Esses dados revelam que além de haver crescimento na área, o Marketing Orgânico tem gerado bons resultados.

COMO IMPLEMENTAR?

Implantar o Marketing Orgânico requer sobretudo uma equipe especializada em produção de conteúdo e em SEO. Além disso, também é preciso contar com softwares como o Semrush e o Google Analytics, entre outros, e saber utilizá-los de forma adequada.

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Nem sempre uma empresa como a sua pode lidar com isso. Mas felizmente, é possível contratar uma agência de Marketing Digital, que certamente poderá colocar em prática todas as estratégias de Marketing Orgânico que você precisar.

A Agência e-Plus, por exemplo, é especializada na divulgação de e-commerces. Nossa equipe conta com especialistas em produção de conteúdo e em SEO, os quais estão à sua disposição. Para nos contratar, clique no botão a seguir e inicie uma conversa conosco via app mensageiro: