O Marketing no Instagram, também chamado de Instagram Marketing, é uma vertente do Marketing Digital que tem como objetivo a divulgação de produtos, serviços e marcas na maior rede social de fotos do mundo. É ideal para promover e-commerces com o seu.
Desenvolvida em 2010 pelo engenheiro de software norte-americano, Kevin Systrom, em parceria com o brasileiro e também engenheiro, Mike Krieger, o Instagram despertou a atenção do público rapidamente. Devido ao seu sucesso instantâneo, o Facebook (atual Meta) comprou o Insta por US $1 bilhão já em 2012. Desde então, a Meta investe em melhorias constantes nesta rede social.
Hoje, o Instagram é uma das principais redes sociais do mundo. Para você ter uma ideia, conforme a Similarweb, o Insta ocupa o quinto lugar na lista de sites mais visitados no planeta. Ao todo, ele recebe 6,1B de visitas mensais. Cada uma dessas visitas dura em média 7 minutos e 37 segundos. A taxa de rejeição, enfim, é de apenas 34,61% (dados de dezembro de 2022).
O Instagram permite realizar diversas ações de Marketing tais como compartilhar fotos e vídeos de produtos, anunciar e comercializar produtos, transmitir vídeos publicitários ao vivo e criar uma página comercial com descrição de perfil, por exemplo. Ele conta com recursos como o Instagram Shopping, Stories, feed, Reels, IGTV, filtros fotográficos, localização de imagens por hashtags e integração com outras redes sociais. Além disso, existem ferramentas externas e internas que potencializam ainda mais o seu uso para fins de Marketing. Continue lendo!
FERRAMENTAS PARA MARKETING NO INSTAGRAM
Existem várias ferramentas que permitem potencializar o Marketing no Instagram e, desse modo, aumentar a exposição do seu e-commerce nesta rede social. Logo em seguida, eu aponto algumas delas, confira:
Criação e edição de imagens
Criar imagens bacanas é o primeiro passo para realizar um bom Marketing no Instagram. Para tanto, recomendo a aquisição de uma boa câmera fotográfica, uma que seja capaz de captar imagens em formato RAW. Este formato guarda todas as informações possíveis da foto, o que permite realizar edições complexas.
Para editar, use os softwares da Adobe como o Photoshop, o Illustrator e o Lightroom. Eles funcionam no PC e também possuem apps que permitem usá-los no seu celular. Há, ainda, outros softwares que servem ao mesmo propósito como o Canva e o Pixlr, por exemplo.
Postagem e organização do feed
Em novembro de 2022, o Instagram lançou uma ferramenta que permite programar postagens. Trata-se de um recurso que possibilita agendar publicações com até 75 dias de antecedência. Com ele, você pode agendar fotos, vídeos e postagens diversas.
Já para organizar o feed, existem apps como o Preview. Com o Preview é possível pré-visualizar como o feed ficará e, desse modo, fazer os ajustes que desejar antes de finalmente publicar. Este app também conta com funções de planejamento e organização de Stories e Reels, entre outras.
Monitoramento e automação
Se você pretende monitorar métricas como as menções à sua marca no Instagram, então use para isso softwares como o Hootsuite e o Mention. Eles geram relatórios de menções que permitem que você entenda melhor como o público enxerga a sua marca.
Além de monitorar, é possível automatizar processos no Instagram. Com um software como o E-goi, por exemplo, você pode automatizar a publicação de conteúdo RSS de forma simples. Outras ferramentas, como o Gerenciagram, permitem curtir e seguir automaticamente os seguidores dos concorrentes.
Gestão e análise
Para quem procura uma ferramenta completa de gestão e análise para o Instagram, talvez seja o caso de experimentar o Perforgram. Este app permite agendar publicações, enviar mensagens automaticamente para novos seguidores, e segmentar ações por meio de hashtags, entre outras coisas. Além disso, ele fornece relatórios para que você possa analisar e conferir o desempenho do seu e-commerce na rede social. Assim, você pode obter insights para melhorar o seu Marketing no Instagram.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO INSTAGRAM
Existem basicamente duas estratégias de Marketing no Instagram. A primeira delas é a de tráfego orgânico. Neste caso, você deve publicar posts periódicos no feed da rede social, tendo em vista gerar cliques, acessos, curtidas, comentários, compartilhamentos e conversas no app mensageiro do seu e-commerce.
A outra estratégia, por sua vez, é a de tráfego pago. Nesta opção, é necessário pagar para impulsionar os seus posts. Assim, eles poderão alcançar maior número de pessoas e, mais do que isso, de pessoas com alto potencial de afinidade com os produtos que você vende.
POR QUE ANUNCIAR NO INSTAGRAM?
Para quem tem e-commerce, anunciar no Instagram é importante por vários motivos. Para você ter uma ideia, conforme dados do blog Earthweb. 44% dos cerca de 1,4 bilhão de usuários do Instagram usam esta rede social semanalmente para interagir com tags de compras e recursos de loja do Instagram Shopping.
Ademais, 72% dos usuários dizem tomar decisões de compra com base em algo que viram no Instagram, de acordo com dados do blog Retail Touch Points. Com efeito, divulgar seu e-commerce nesta rede social pode impactar positivamente nas suas vendas.
SUPORTE PARA ANUNCIAR NO INSTAGRAM
Se você quer fazer Marketing no Instagram, mas não tem uma equipe para fazer isso de forma profissional, não se preocupe. É possível contratar, neste caso, uma agência de Marketing Digital especialista no assunto.
A Agência e-Plus, por exemplo, possui o Meta Certified Media Buying Professional, um atestado de alta competência em criação e gestão de campanhas de Marketing no Instagram, Facebook, Messenger e Whatsapp. Para contratar a nossa equipe clique no botão a seguir e inicie uma conversa conosco via app mensageiro: