Quando o tema é Marketing no e-commerce, vira e mexe aparece na conversa os termos retargeting ou remarketing. Essas palavras, que são sinônimas, se referem à técnica de reapresentação de anúncios aos consumidores online com o objetivo de melhorar a conversão de vendas de uma loja virtual.
Ou seja, com essa técnica, você pode fazer com que seus anúncios sejam apresentados várias vezes para o mesmo internauta, até que este tome a decisão de comprar ou de finalizar uma compra de um carrinho que ele havia abandonado.
Por que o retargeting é importante para o Marketing no e-commerce?
De acordo com o infográfico “Estatísticas sobre anúncios retargeting” publicado pela Wishpond, 72% dos consumidores online possuem a propensão de praticar o abandono de carrinho de compras.
Neste contexto, só 8% voltam para finalizar a compra. Isso acontece porque nem sempre quem visita uma página de produto do seu site e-commerce pela primeira vez está preparado para comprar.
Entretanto, quando aplicadas campanhas de retargeting o total de consumidores que voltam para finalizar a compra aumenta para 26%. Como se pode observar, o retargeting age como um “educador”. Ele visa fazer com que o consumidor mantenha em alta o desejo de compra.
Principais vantagens de realizar campanhas de retargeting no e-commerce
Nada melhor do que o retargeting para melhorar o seu Marketing no e-commerce. Com campanhas desse tipo você poderá, por exemplo:
• Convencer pessoas que abandonaram o carrinho a finalizar a compra;
• Consequentemente, isso reduz a taxa de abandono de carrinho;
• Aumentar a taxa de conversão de vendas da sua loja virtual;
• Adquirir a confiança de públicos qualificados (primeiro passo para fidelização).
Na medida em que mais pessoas voltam à sua loja virtual para comprar, você poderá atuar com técnicas de cross-selling e upselling. Estas, por suas vezes, lhe permitirão aumentar também o Ticket Médio do seu e-commerce.
Marketing no e-commerce com retargeting: ferramentas
Basicamente, as principais ferramentas de anúncios patrocinados como o Facebook Ads e o Google Ads, por exemplo, possuem recursos para a realização de campanhas de retargeting.
Tudo o que você tem a fazer, então, é estudar alguns tutoriais sobre cada um desses recursos e, na sequência, aplica-los junto à suas campanhas de links patrocinados para e-commerce. Teste-os por algum tempo. Se perceber que eles estão dando bons resultados, aplique-os novamente.