O Marketing Digital – ferramenta que visa entender, atingir, converter e fidelizar consumidores – não está sendo bem utilizado pelas empresas brasileiras, informa pesquisa do The Boston Consulting Group (BCG).
De acordo com a instituição, os dados do estudo provém de 60 empresas nacionais dos seguintes setores:
• Alimentos e bebidas
• Cuidados pessoais
• Educação
• Nativos digitais
• Serviços financeiros
• Telecom e mídia
• Varejo
• Vestuário
Acompanhe, enfim, os resultados percentuais a seguir.
Dados percentuais do estudo sobre uso do Marketing Digital
Conforme a pesquisa do BCG, 98% não aproveitam todo o potencial do Marketing Digital. Assim, entre as empresas brasileiras:
• 6% são nascentes (usam 3rd party, mídia, têm baixa ligação com resultados)
• 55% são emergentes (usam 1rd party, programática, canais independentes)
• 37% são conectadas (integram dados de vários canais com conexão com ROI)
• 2% apenas são multimomento (execução personalizada em todos os canais)
Além disso, o estudo também demonstrou que:
• 23% somente das empresas integram dados online e offline
• 59% delas sequer integram dados online
Ademais, a pesquisa apontou as principais barreiras para o investimento em Marketing Digital:
• 96% das empresas têm dificuldade com a automatização das entregas
• 91% não têm personalização avançada nos sites
• 44% funcionam sem personalização nenhuma na página
Por fim, o relatório do BCG indicou que 52% das empresas brasileiras usam modelos de atribuição, porém, apenas 20% empregam ferramentas sofisticadas que auxiliem seus gestores com dados confiáveis durante uma tomada de decisão.
Estratégias de Marketing Digital mais usadas por profissionais do ramo
Nesse meio tempo, paralelamente ao estudo da BCG, foi lançado na mídia recentemente uma pesquisa da Digitalks, a qual expõe quais são as estratégias de Marketing Digital mais utilizadas pelos profissionais de Marketing.
De acordo com este estudo:
• 83% dos entrevistados usam E-mail Marketing
• 79% usam blog
• 77% empregam vídeos online
• 75% utilizam Mídias Sociais Ads
• 70% usam SEO
• 59% empregam Funil de Vendas
• 55% fazem uso dos e-books
• 55% trabalham com Inbound Marketing
• 54% fazem uso dos influenciadores
• 47% empregam a Mídia Programática
• 46% fazem uso de Webinar
• 45% usam automação de Marketing
• 43% utilizam o Real Time Marketing
• 31% usam chatbots
• 30% empregam programas de afiliados
• 29% utilizam Native Ads
• 20% empregam Growth Hacking
Nesse cenário, o desafio das empresas é, sobretudo, usar essas estratégias de forma integrada, personalizada e otimizada, com suporte de dados confiáveis. Dessa forma será possível decidir com mais eficácia e, assim, melhorar a divulgação e aumentar as vendas.