Você que tem uma loja virtual pronta e não recebe visitantes, então decerto está precisando divulga-la. Nem sempre, porém, o(a) dono(a) do e-commerce sabe como fazer isso adequadamente. Mas não se preocupe, pois o assunto de hoje é justamente sobre isso: o Marketing Digital para leigos. Continue lendo e fique por dentro!
Acesse e leia também o post “Marketing Digital para empreendedores”. Conheça, assim, as melhores estratégias para divulgar, testar e validar seus novos produtos e serviços no mercado!
MARKETING DIGITAL PARA LEIGOS
Existe uma relação entre a quantidade de visitantes de uma loja online e o número de vendas que esta realiza. No Brasil, esta relação é de 100 para 1. Em outras palavras, a cada 100 visitantes de uma loja virtual nacional, apenas 1 venda ocorre. Isto é, temos uma Taxa de Conversão que gira em torno de 1%.
Portanto, se quer mesmo vender alguma coisa no seu site e-commerce, então você precisa de Marketing, o que lhe ajudará a atrair mais visitantes. E no meio online o Marketing Digital é imprescindível. Por meio dele é possível divulgar sua loja na web de variadas maneiras, tais como com:
- Conteúdo: publicação de páginas de vendas com descrições de produtos impactantes, além de posts otimizados para SEO em um blog de e-commerce;
- Links patrocinados para e-commerce: anúncios pagos publicados nos resultados de pesquisas de buscadores como o Google;
- Comparadores de preços: inclusão da sua loja virtual em sites como o Buscapé, Bondfaro, Google Shopping e Zoom, entre outros;
- E-mail Marketing para e-commerce: mensagens educativas enviadas por e-mail para assinantes com o objetivo de aumentar a Taxa de Conversão para mais de 1%.
Estas, por suas vezes, são algumas das alternativas de divulgação mais utilizadas hoje em dia. Há, contudo, dezenas de outras como as redes sociais ads, influenciadores digitais, chatbots, etc. Tudo o que você precisa fazer é escolher as mais promissoras para a sua empresa. E o melhor jeito de se fazer isso é por meio de um Plano de Mídia.
PLANO DE MÍDIA PARA LEIGOS
Plano de Mídia é um documento com o qual é possível planejar as suas ações de Marketing e, dessa forma, obter melhores resultados com elas. Este documento possibilita avaliar itens como:
- Produto ou serviço;
- Cenário mercadológico;
- Concorrentes;
- Público-alvo.
Daí, então, com essas informações em mãos, você poderá entender melhor quais estratégias de divulgação utilizar e em quais lugares publicar anúncios. Ademais, pode-se definir um cronograma e disponibilizar um orçamento diário, mensal e anual para isso, entre outras coisas.
Além disso, por meio de um Plano de Mídia é possível realizar uma projeção de investimento e uma estimativa de retorno. Dessa maneira, antes mesmo de começar a divulgar você já fica sabendo mais ou menos o quanto a sua loja virtual poderá vender. Olha que máximo!
Aproveito, enfim, a oportunidade para mencionar que a agência de e-commerce e-Plus conta com um serviço de Gestão de Marketing Digital para empresários(as) como você, que pretendem divulgar uma loja virtual. Para saber mais sobre este serviço, clique no botão em seguida a partir do seu smartphone agora mesmo: