Se você está procurando por “Marketing Digital para iniciantes” na web, então pare tudo agora por três minutinhos para ler este artigo. Vou lhe apresentar um recurso que lhe ajudará a planejar e colocar em prática um projeto de divulgação para a sua loja virtual.
O recurso ao que me refiro é o Plano de Marketing e Mídia. Com este documento você poderá organizar as suas campanhas e ações publicitárias. Desse modo, será possível criar um programa de divulgação com menos custos e melhores resultados.
Saiba, neste post, quais as principais partes de um Plano de Marketing e Mídia. Descubra onde fazer o download de uma cartilha completa com instruções para elaboração. Conheça algumas das formas de divulgação mais usadas em Marketing Digital e muito mais! Continue lendo!
Acesse e leia também o artigo “Marketing no Facebook”. Conheça, assim, 10 ferramentas para divulgar seu e-commerce nesta rede social.
MARKETING DIGITAL PARA INICIANTES: COMECE FAZENDO UM PLANO
Para todos os clientes e não clientes da agência e-commerce e-Plus, nós recomendamos a elaboração de um Plano de Marketing e Mídia antes da realização de qualquer tipo de divulgação online e/ou offline. Isso porque esse tipo de planejamento geralmente resulta em melhor performance.
O Sebrae disponibiliza uma cartilha completa sobre isso. Para baixá-la em seu computador ou smartphone, clique em “Cartilha Sebrae de Marketing” agora mesmo.
De acordo com o Sebrae, um bom planejamento do tipo deve contar com três etapas:
01 – Planejamento:
Nesta fase você deve criar um sumário executivo, analisar o ambiente de negócios e definir seu público-alvo. Além disso, deverá definir um posicionamento de mercado, desenvolver sua marca e-commerce, criar objetivos alcançáveis, elaborar uma estratégia e um composto de Marketing.
É aqui onde deverá trabalhar os 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção. E para fins de Marketing Digital use também os 8Ps sobre os quais você poderá saber mais ao clicar em “O que é Marketing Digital”.
02 – Implantação:
Hora de transformar o que foi planejado na fase anterior em ações. Este é o momento para definir as atividades que deverão ser realizadas na prática. Mas não apenas isso, é preciso estipular também quando, como e quem irá fazer, além do custo estimado.
Para tanto, usam-se tabelas de orçamentos. Com elas é possível distribuir as ações de divulgação da sua loja virtual para todos os dias e meses do ano. Ou seja, você programa e sabe com antecedência tudo o que irá realizar e os resultados que deverá alcançar.
03 – Controle:
Etapa na qual você vai avaliar, controlar e otimizar as campanhas de Marketing em diversas frentes. Quando digo diversas eu estou falando dos meios de comunicação offline, mas principalmente do online.
Por falar em online, confira no próximo tópico quais são os principais meios de divulgação utilizados em Marketing Digital hoje em dia. Aproveite cada um deles para colocar a sua loja virtual em evidência.
PRINCIPAIS MEIOS DE MARKETING DIGITAL
Atualmente, os principais meios de divulgação via Marketing Digital são:
- Links patrocinados para e-commerce: anúncios pagos veiculados nos resultados de pesquisas de sites buscadores como o Google e em sites parceiros destes;
- Comparadores de preços: anúncios em portais buscadores de produtos como o Bondfaro, Buscapé, Zoom e Google Shopping;
- E-mail Marketing para e-commerce: mensagens educativas de e-mail voltadas para públicos de assinantes com a finalidade de aumentar a taxa de conversão de vendas para mais do que 1%;
- Conteúdo: publicação de textos, vídeos, áudios, fotos e imagens em geral em formatos de páginas de vendas, descrições de produtos, posts para blog de e-commerce, etc., com técnicas SEO.
Use, enfim, o Plano de Marketing e Mídia para estabelecer a maneira como você irá usar os meios de divulgação offline e também os online. Divulgue sua loja virtual de um jeito mais organizado e obtenha melhores resultados com menos custos.
Acesse e leia também o artigo “Marketing Digital para MEI“. Reconheça, dessa forma, a importância de divulgar seu pequeno negócio na web.