No comércio eletrônico, contar com boas estratégias de Marketing Digital para e-commerce é tão importante quanto criar e gerenciar uma loja virtual a partir de uma plataforma e-commerce moderna.
São essas coisas que vão garantir não apenas a obtenção de clientes que compram uma vez, mas também a geração de fregueses, que vão comprar muitas vezes na sua loja online.
Estratégias de Marketing Digital para e-commerce
Existem vários formatos de Marketing Digital para e-commerce, dentre os quais os seguintes:
1. Redes sociais:
O estudo “E-commerce Trends 2017” publicado pela Rock Content demonstrou que a presença dos e-commerces nas redes sociais é incompatível com a presença dos consumidores, isto é, as redes sociais são subutilizadas.
É preciso, portanto, aprender a usar as redes sociais para assim desenvolver uma comunicação eficaz dentro delas com a finalidade de engajar públicos e conquistar mais clientes para o comércio eletrônico.
2. Inbound Marketing:
O Inbound Marketing para e-commerce tem como objetivo atrair, converter, fechar vendas e fidelizar consumidores por meio de conteúdo educativo que, na maioria das vezes, ao invés de persuadir permite que as pessoas tomem suas próprias decisões de compra.
Essa estratégia leva tempo para ser implementada (6 meses a 2 anos), contudo, depois de aplicada permite que o e-commerce atraia gratuitamente (ou com investimento mínimo) grande parcela dos internautas que fazem pesquisas em ferramentas de buscas como a da empresa Google. E mais do que isso, ela transforma seu negócio em uma autoridade na internet.
- Assim que puder clique em “6 táticas de Inbound Marketing” e saiba mais sobre este tema!
3. Links patrocinados:
Ao contrário do Inbound Marketing, os links patrocinados para e-commerce possibilitam acesso imediato aos resultados de pesquisas dos sites buscadores, isto é, pode-se divulgar páginas de produtos em poucos segundos e obter resultados imediatos.
Contudo, essa estratégia requer o pagamento em dinheiro para a apresentação dos anúncios. Esse pagamento é feito em sistema de leilão em que quanto mais procurada é uma palavra-chave no sistema de pesquisas, mais caro você lojista deverá pagar para anuncia-la. Apesar disso, essa estratégia é super eficaz.
4. E-mail Marketing:
A estratégia do E-mail Marketing para e-commerce tem como finalidade a criação de um público fidelizado que recebe conteúdo especializado via mensagens de e-mail.
Para a criação de público, isto é, para a obtenção de assinantes, empregam-se as squeeze pages e os formulários de captura de e-mail, muitas vezes combinadas com as chamadas “iscas digitais”.
5. Aceleração mobile:
A aceleração de páginas mobile é nada mais do que a otimização de webpages por meio de iniciativas de código aberto que visam fazer com que tais páginas abram instantaneamente após um clique em dispositivos móveis.
A lentidão de abertura das páginas provoca desistências, abandono de carrinho e outros problemas, os quais influenciam negativamente nas vendas. Logo, a aceleração das páginas mobile pode melhorar os resultados do seu e-commerce.
Acostume-se a usar estas e outras estratégias de Marketing Digital em prol do seu comércio eletrônico. Elas possibilitarão que a sua loja virtual ganhe visibilidade na web, amplie o público e conquiste mais clientes e fregueses.