Você já experimentou algumas das oportunidades de Marketing Digital no Facebook?
Existem, de fato, muitas formas de divulgar sua empresa na maior rede social do mundo.
Neste artigo eu vou lhe apresentar 10 delas, observe:
- Páginas e grupos
- Conteúdo orgânico
- Ads
- Loja
- Watch
- Watch Party
- Messenger
- Chatbot
- Live
- Evento
Conheça mais sobre essas oportunidades em seguida.
Antes, acesse e leia também o post “Entrar no Facebook” e descubra se ainda vale a pena fazer parte desta rede social.
10 OPORTUNIDADES DE MARKETING DIGITAL NO FACEBOOK
Fazer Marketing Digital no Facebook é uma excelente estratégia para expor os produtos, serviços e marcas da sua empresa.
E há muitas formas de se fazer isso.
Por exemplo, que tal aproveitar estas 10 oportunidades:
1 – Páginas e grupos:
A rede social do Zuckerberg permite criar fanpages e grupos para negócios.
Desse modo, é possível montar uma página com o logotipo, nome e todas as cores e componentes da sua Cultura Organizacional.
Dentro desse tipo de página pode-se criar uma base de fãs seguidores da sua marca.
Aí, então, fica muito mais fácil divulgar seus produtos e serviços.
Acesse e leia também o post “Como criar uma fanpage no Facebook”. Saiba, assim, como montar a página para a sua empresa ou loja virtual na rede.
2 – Conteúdo orgânico:
O conteúdo orgânico é aquele que pode ser publicado gratuitamente.
É possível publicar textos, vídeos, fotos, infográficos, desenhos, etc.
Para tanto, é só usar as ferramentas disponíveis no campo “Escreva uma publicação” da sua fanpage ou grupo.
Tente criar posts capazes de viralizar, isto é, de serem vistos pelos seus fãs e compartilhados para pessoas que ainda não conhecem a sua empresa.
Acesse e leia também o artigo “Aprendizado de máquina influencia a visualização de posts”. Descubra, então, como a rede funciona e como criar posts mais atrativos e com potencial de compartilhamento.
3 – Ads:
Facebook Ads é a plataforma de criação e gestão de anúncios pagos da rede.
Nesta plataforma é possível desenvolver anúncios que estimulam curtidas, reações, compartilhamentos, acessos e sobretudo as compras.
Uma das coisas mais interessantes da Facebook Ads é que dá para segmentar os anúncios, de modo que estes alcancem um determinado público e exclua outros.
Com efeito, fica mais fácil atingir o seu público-alvo.
4 – Loja:
A rede social permite criar uma seção “Loja” dentro de uma fanpage.
Dá para incluir produtos com fotos, vídeos, descrição, preço e outros parâmetros.
E mais: você pode escolher o método de finalização da compra.
As alternativas são “Mensagem para comprar” ou “finalizar a compra em outro site”.
Pois bem, no segundo caso, se você tiver uma loja virtual é só colocar o link para a sua página de produto.
5 – Watch:
Watch é a seção do Facebook inteiramente dedicada aos vídeos.
Para usá-la como um meio de se fazer Marketing no Facebook é só publicar vídeos na sua fanpage, que eles serão encontrados pelos internautas dentro do Watch.
Recomendo, então, que você publique vídeos sobre os seus produtos e serviços na sua fanpage.
Certifique-se de inserir as palavras-chave mais procuradas para que os vídeos possam ser encontrados com mais facilidade pelos usuários.
Acesse e leia também o artigo “Facebook Watch”. Conheça, desse modo, as características, funções e vantagens desse recurso para a sua empresa.
6 – Watch Party:
Watch Party é um sistema de transmissão de vídeos que pode ser usado nas fanpages e grupos do Facebook.
Assim, com esse sistema é possível exibir seus vídeos para várias pessoas ao mesmo tempo, que junto com você podem comentar e dialogar umas com as outras em tempo real como se estivem em uma sala.
Dessa forma, o Watch Party é ótimo para conferir um senso de unidade para a sua marca, enviar fãs para as suas páginas de vendas, conhecer a opinião dos espectadores e muito mais.
Certamente você vai querer saber mais sobre isso. Então, acesse e leia também o post “Watch Party” disponível aqui no blog da agência de Marketing Digital e-Plus.
7 – Messenger:
Messenger é o serviço de mensagens do Facebook.
Ele possibilita que as pessoas troquem informações via texto, áudio e vídeo.
Sendo assim, ele pode ser utilizado por empresas como a sua como ferramenta de atendimento ao cliente.
Encaminhe, então, os consumidores com dúvidas para o Messenger, cadastre-os, peque o e-mail deles e os insira na sua lista de E-mail Marketing.
Ainda no Messenger você pode tentar vender um produto para o internauta com dúvida.
8 – Chatbot:
Chatbot é um robô de conversação que pode ser utilizado no Messenger.
Para criar um, use ferramentas como o Manychat, o Chatfuel ou o Imperson, entre outras.
Você pode criar um chatbot que fornece respostas automáticas para as perguntas dos internautas.
Desse modo, com um atendimento ao cliente automatizado é possível oferecer seus produtos para mais gente em menos tempo, e com uma equipe mínima.
9 – Live:
Live é o sistema de transmissão de vídeos ao vivo da rede.
Experimente transmitir vídeos direto de eventos específicos do seu setor de atividades, por exemplo.
Ou, se preferir, crie uma live para falar sobre um dos seus serviços.
Esse recurso gera mais engajamento, envolve seus seguidores e aumenta a sua audiência.
10 – Eventos:
Por fim, o recurso “Eventos” permite divulgar os eventos organizados pela sua empresa para todos os internautas.
Então, se você vai criar um concurso, um lançamento de produto, uma ação promocional ou algo parecido, é uma ótima ideia criar um evento para tal.
Quando as pessoas descobrirem seus eventos no Facebook, elas poderão clicar em “confirmar presença”.
Pois bem, crie eventos e deixe que as pessoas os encontrem, participem deles e conheçam a sua empresa.
VALE A PENA FAZER MARKETING NO FACEBOOK?
Sem dúvida ainda vale a pena fazer Marketing Digital no Facebook.
Esta rede social possui mais de 2 bilhões de usuários, e se você pensar nisso como um mercado, então são 2 bilhões de consumidores.
Dessa forma, eu recomendo. Use os recursos do Facebook para divulgar seus produtos, serviços, marcas e a sua empresa! Conte com a agência e-Plus para isso!