O Marketing Digital é fundamental para lojas virtuais como a sua. Ele permite divulgar, converter e fidelizar mais clientes para o seu e-commerce. Algumas de suas estratégias, porém, têm sido mais utilizadas do que outras. É o que demonstrou uma pesquisa feita pela Digitalks.
Dados gerais do estudo da Digitalks sobre Marketing Digital
A Digitalks e a Opinion Box realizaram entre os dias 12 e 23 de abril de 2018 uma pesquisa com 733 profissionais de Marketing com a finalidade de compreender como as diferentes estratégias de Marketing Digital têm sido utilizadas no mercado.
O estudo – que foi divulgado pelo Portal Exame – avaliou o uso de 17 tipos de estratégias de Marketing Digital.
Estatísticas de uso das estratégias de Marketing Digital
A referida pesquisa contou com uma questão sobre a frequência de uso das estratégias de divulgação, ao que os profissionais do ramo responderam da seguinte forma:
• 83% dos entrevistados empregam a estratégia do E-mail Marketing
• 79% fazem uso da estratégia do blog
• 77% utilizam vídeos online
• 75% usam Mídias Sociais Ads
• 70% empregam SEO
• 59% utilizam Funil de Vendas
• 55% põem em prática a estratégia dos e-books
• 55% aplicam o Inbound Marketing
• 54% empregam os chamados influenciadores
• 47% utilizam a Mídia Programática
• 46% fazem uso de Webinar
• 45% usam automação de Marketing
• 43% aplicam o real time Marketing/lives
• 31% utilizam os chatbots
• 30% usam programas de afiliados
• 29% empregam Native Ads
• 20% fazem uso do Growth Hacking
O estudo também apontou que cada profissional de Marketing conhece em média 15 das 17 estratégias pesquisadas.
Estatísticas sobre o conhecimento das estratégias de Marketing Digital
Observe o ranking das estratégias mais conhecidas por pelos profissionais de Marketing, segundo o estudo da Digitalks:
• 99% dos profissionais de Marketing pesquisados conhecem as estratégias de E-mail Marketing, blog, e-books e vídeos online
• 95% sabem o que são os influenciadores
• 94% conhecem as mídias sociais
• 91% sabem o que é webinar e SEO
• 90% conhecem o Funil de Vendas
• 88% conhecem automação de Marketing
• 86% sabem o que é chatbot, mídia programática e Inbound Marketing
• 84% conhecem real time Marketing/lives
• 77% conhecem a estratégia dos afiliados
• 62% sabem o que é Growth Hacking
A maioria das lojas virtuais não usa todas essas estratégias. Mesmo assim, em muitos casos, é preciso contar com um serviço de Gestão de Marketing.
Gestão de Marketing para e-commerce
Tanto as lojas virtuais pequenas quanto as médias e grandes podem contar com um serviço de Gestão de Marketing, o qual é geralmente fornecido por uma agência de Marketing Digital.
Os profissionais da agência avaliam quais as melhores oportunidades em estratégias de Marketing para o seu e-commerce e as aplicam. Eles usam softwares que lhes permitem contabilizar os resultados e, com isso, realizar melhorias para as próximas campanhas de divulgação.
O administrador de loja virtual que contrata o serviço de Gestão de Marketing só tem a ganhar. Ele obtém mais tempo livre para realizar as atividades da loja e mais conhecimento sobre o mercado, posto que parte da experiência mercadológica teórica e prática da agência é repassada para ele.