Marketing Digital e e-commerce parecem ter sido feitos um para o outro. Neste contexto, o primeiro visa, basicamente, a divulgação sistemática e geração de visitas para o que segundo, por meio de uma loja virtual, possa realizar vendas 24 horas por dia. Essa é a fórmula fundamental para o seu sucesso neste setor de atividade.
Fique atento(a)! No Brasil, a cada 100 visitantes únicos de uma loja virtual apenas 1 faz uma compra. O Ticket Médio dessas compras gira em torno de R$ 400,00 cada. Então, se quiser fazer 10 vendas e dessa forma faturar R$ 4.000,00 diários, você precisará de 1.000 visitantes únicos por dia.
Enfim, essa é a hora em que você pergunta: “Ok, mas como eu consigo tantas visitas assim?”. A resposta é simples: com Marketing Digital, é claro.
Marketing Digital e e-commerce: técnicas para obter visitas
Conheça a seguir, e use diariamente para obter visitas para a sua loja virtual, 7 técnicas de Marketing Digital e e-commerce (clique nos links verdes dos títulos para saber mais):
1 – Links patrocinados para e-commerce:
Os links patrocinados para e-commerce são uma das técnicas de Marketing Digital mais utilizadas do mercado para gerar visitas. Eles são poderosos aliados de um(a) gerente e-commerce como você, pois geram anúncios e visitas instantaneamente.
Em outras palavras, quando você configura uma campanha de links patrocinados em uma plataforma como o Google Ads, por exemplo, os anúncios resultantes desta começam a aparecer nos resultados de buscas nos segundos seguintes.
Dessa forma, os internautas que veem os seus anúncios nos resultados orgânicos dos sites de buscas podem clicar sobre eles. Em seguida, se os seus links estiverem corretos, os internautas vão cair nas páginas de vendas da sua loja virtual.
Imagine que você consiga encaminhar 100 visitantes únicos para as suas páginas de vendas em um dia. Neste caso, como dito no início deste texto, certamente conseguirá realizar ao menos 1 venda. Bingo!
2 – Mídias Sociais Ads:
Acontece que fazer uma venda por dia apenas pode não ser suficiente para manter a sua loja virtual em funcionamento. Logicamente, você precisará de mais visitantes para que, desse modo, possa vender mais. Então, que tal usar as Mídias Sociais Ads?
Uma Mídia Social Ads é um recurso semelhante ao do link patrocinado. A principal diferença é que ela não funciona nos buscadores, mas dentro de redes sociais como o Facebook, Twitter e LinkedIn, entre outras.
Sendo assim, ao criar uma campanha utilizando-se uma plataforma como o Facebook Ads, por exemplo, os seus anúncios passam a ser veiculados dentro desta rede apenas. Assim como os links patrocinados, é possível segmentar o público.
Finalmente, quando seus anúncios surgirem na timeline das pessoas do público indicado na campanha, parte delas clicará sobre e, assim, ocorrerá o encaminhamento delas para as páginas de vendas da sua loja virtual. O resultado disso é mais vendas para o seu negócio.
3 – SEO e-commerce:
SEO e-commerce engloba um conjunto de técnicas voltadas para a obtenção do melhor ranqueamento de páginas possível em motores de buscas como os do Bing, Yahoo e Google.
E que páginas exatamente seriam essas? São principalmente as páginas de vendas da sua loja virtual, que você utilizará para comercializar os seus produtos. Além disso, também é possível usar os recursos SEO nas páginas de categorias da loja.
- Assim que puder leia também: “Linx Microvix: integre sua rede de lojas ao e-commerce“
Se assim como as Casas Bahia e Extra a sua loja virtual tiver um blog, então é importante fazer uso das técnicas SEO também neste e em suas páginas / blog-posts. É possível usar as mesmas regras no seu canal de vídeos.
Dessa maneira, enquanto os visitantes que você encaminhou para sua loja virtual fazem compras, os demais que vão parar no seu blog e-commerce poderão receber um incentivo para assinarem a sua lista de E-mail Marketing, o que abordarei adiante.
4 – Vídeo para e-commerce:
O vídeo para e-commerce é uma técnica muito boa para apresentar produtos para consumidores. Ele permite expor aparência, características, vantagens e até mesmo testar determinados produtos. É possível fazer isso tanto em gravações quanto ao vivo.
Outro ponto positivo do vídeo para e-commerce é que ele pode ser apresentado por um influenciador digital. Esse tipo de divulgador conta com excelente credibilidade e um público fiel que, por sua vez, poderá ser encaminhado para a sua loja virtual.
Além de que, muitas plataformas atuais possibilitam que links sejam inseridos dentro dos vídeos. Consequentemente, esses links podem ser direcionados para páginas de vendas e categorias bem específicas da sua loja virtual.
Por fim, é possível inserir os vídeos dentro dos seus blog-posts e com isso gerar conteúdos mais completos, que certamente obtém melhor classificação no Google. Dessa forma, você poderá obter mais visitas no seu blog e encaminhar essas visitas para a sua loja.
5 – E-mail Marketing para e-commerce:
Nem todos os visitantes de uma loja virtual estão preparados para comprar. Por isso, o E-mail Marketing para e-commerce tem como finalidade educar ou preparar esses visitantes para efetuarem ao menos uma compra.
Para trabalhar com E-mail Marketing é necessário criar uma lista de e-mails. Para tal, deve-se inserir formulários de captura de e-mails nas páginas da sua loja virtual e especialmente nos blog-posts do seu blog e-commerce.
Uma vez com uma lista de e-mails pronta, você poderá enviar mensagens para os assinantes. É possível informá-los sobre características, vantagens e tirar dúvidas de determinados produtos que eles estão tentando saber mais.
- Assim que puder leia também: “Loja virtual completa: 10 recursos que não podem faltar“
Como se pode observar, com o E-mail Marketing é possível incentivar seus assinantes a comprarem. Então, se a taxa de conversão é 1% (1 venda para cada 100 visitantes), com o E-mail Marketing é possível aumentá-la para 2%, 3% ou mais.
6 – Comparadores de preço:
No mundo do Marketing Digital e e-commerce, os comparadores de preço são sites que reúnem informações sobre produtos disponíveis em variadas lojas virtuais. São comparadores de preço os sites do Buscapé, Jacotei e Bondfaro, por exemplo.
Quando um consumidor acessa um desses sites, ele pode ver qual loja está vendendo o produto que ele deseja com o menor preço. Daí, basta ele clicar sobre um link para ser enviado diretamente para a página de produto da loja virtual selecionada.
Bem, você consegue visualizar a importância de colocar as páginas de vendas da sua loja virtual nos comparadores de preço? Pense em quantas visitas qualificadas, isto é, de consumidores em fase final de compra poderão chegar à sua loja virtual com isso.
Isso sem falar que ao usar os comparadores de preço ativamente, o seu negócio e-commerce começará a aparecer lado a lado com outros grandes players do mercado. Querendo ou não, isso vai aumentar a credibilidade da sua loja perante o consumidor.
7 – E-books para e-commerce:
E-book para e-commerce é um conteúdo em formato de livro digital que pode ser usado para apresentar serviços e produtos diversos para consumidores que estão indecisos.
Imagine, por exemplo, que você possua uma loja virtual de mesas de bilhar. Ora, que tal escrever um e-book sobre as vantagens de contar com uma mesa assim em casa, na empresa, na associação, no clube, etc.
Neste e-book específico, você poderá ensinar como jogar bilhar e outros jogos semelhantes. E o mais importante é que será possível apresentar todas as opções de mesas de bilhar da sua loja virtual e colocar links para suas páginas de vendas.
- Assim que puder leia também: “Maiores e-commerces do Brasil são listados em ranking da SBVC“
Esse e-book, por sua vez, poderá ser comercializado na sua loja ou de preferência distribuído gratuitamente. Melhor ainda, você pode oferece-lo no seu blog e-commerce em troca do e-mail do leitor. Isso aumentará sua lista de E-mail Marketing.
Marketing Digital e e-commerce: quanto investir
O montante que você deverá investir em Marketing Digital dependerá das suas metas de vendas no e-commerce. Isto é, antes de saber quanto investir é necessário saber quanto você quer vender por dia, mês e ano.
No início deste texto eu mencionei 10 vendas diárias. Bem, dentro deste exemplo será preciso obter 1.000 visitantes únicos por dia. O investimento para conquistá-los vai depender muito do tipo de negócio.
Certamente, o Marketing para alguns negócios custa mais caro do que para outros. Para você ter uma ideia, um único clique em um link patrocinado via Google Ads de um serviço de uma empresa desentupidora pode custar mais de R$ 100,00 enquanto que um clique para uma página de produto de um site de informática pode custar centavos.
Então, faça as suas contas. Saiba quanto quer vender primeiro e logo poderá saber quanto deverá gastar com Marketing. Finalmente, quando possível, aumente o investimento em Marketing Digital, pois isso atrairá mais visitantes para a sua loja virtual, o que lhe permitirá crescer.