Marketing de Redes Sociais: importância e ferramentas

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Conheça também os tipos de anúncios mais usados!

Use o Marketing de Redes Sociais para divulgar seu e-commerce no Facebook, Instagram, Twitter e outras plataformas. Imagem: @coolvector
Use o Marketing de Redes Sociais para divulgar seu e-commerce no Facebook, Instagram, Twitter e outras plataformas. Imagem: @coolvector

Marketing de Redes Sociais é uma vertente do Marketing que visa a divulgação de empresas, marcas e produtos em redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e LinkedIn, entre outras. É uma das formas mais importantes de divulgação de e-commerce hoje em dia.

Para você ter uma ideia do potencial desse recurso, de acordo com dados da Datareportal havia mais de 4,62 bilhões de usuários em redes sociais em janeiro de 2022. Ou seja, um montante que equivale a 58,4% da população global. E conforme a Global Webindex, 54% usam as redes sociais para pesquisar produtos.

Portanto, mais de 2 bilhões de pessoas no mundo usam as redes sociais para pesquisar um produto que desejam comprar. Esse é o motivo perfeito para empreendedores digitais como você começarem a fazer Marketing de Redes Sociais. E o primeiro passo para isso é conhecer os tipos de anúncios mais comuns.

MARKETING DE REDES SOCIAIS: TIPOS DE ANÚNCIOS

Foto, vídeo, stories e carrossel estão entre os tipos de anúncios mais comuns no Marketing de Redes Sociais. Destes, o vídeo é o preferido. No Facebook, por exemplo, 81% das empresas preferem os anúncios audiovisuais, segundo informações do site Buffer. E de acordo com a HubSpot, 64% dos profissionais de Marketing planejam investir mais em vídeos curtos em 2022.

As fotos também têm o seu valor especialmente em redes sociais de fotos como o Instagram. Conforme estudo citado pelo Meta for Business, 85% dos brasileiros pesquisados usam o Instagram para descobrir novos produtos. Além disso, 50% dizem que realizaram uma compra após ver informações de um produto no Instagram. Portanto, capriche nos anúncios com fotos!

Outro tipo de anúncio comum do Marketing nas Redes Sociais é o stories, que fornece uma experiência de imersão em um ambiente em tela cheia e sem distrações. Assim, você consegue captar a atenção de mais pessoas e enviá-las para as páginas de vendas do seu e-commerce. De acordo com estudo do Meta for Business, 39% das pessoas pesquisadas se interessaram em uma marca ou produto depois de o terem visto no Instagram Stories.

Já o carrossel, que expõe anúncios sequenciais em formato de cards (cartões), tem uma taxa de cliques 72% maior do que do que os anúncios de imagem única, de acordo com artigo do blog Mondovo. Por isso, esse é um dos tipos de anúncios em Redes Sociais mais interessantes para divulgar os produtos do seu e-commerce. Você só precisa enfileirar produtos e esperar os consumidores acessarem a sua loja.

FERRAMENTAS PARA MARKETING NAS REDES SOCIAIS

A principal ferramenta para Marketing nas Redes Sociais é a plataforma de anúncios ou plataforma Ads, que é integrada à rede social em questão. Procure, por exemplo, por Instagram Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, Twitter Ads, TikTok Ads, etc. Cadastre-se na plataforma e crie campanhas de divulgação.

Vídeo: como manter as redes sociais atraentes para os consumidores do e-commerce

Além disso, para medir os resultados das suas campanhas, você poderá usar ferramentas como a Google Analytics, que fornece diferentes tipos de relatórios sobre como os consumidores interagem com as suas redes sociais e com os seus anúncios.

Você também pode fazer uso de ferramentas de escuta social como a Mention, por exemplo. Esse tipo de recurso permite medir o quanto e como a sua marca e os seus produtos são mencionados nas redes sociais. Isso lhe dará uma medida de Brand Awareness.

Lembre-se, enfim, de que você sempre poderá terceirizar o Marketing de Redes Sociais. Para isso, basta contratar agências de Marketing Digital como a Agência e-Plus, por exemplo, que é 100% focada em e-commerces. Vale a pena experimentar!

Assim que puder clique em “E-commerce nas redes sociais” e saiba qual a importância de ocupar esse espaço na internet!