Marketing de Oportunidade é uma vertente do Marketing que tem como objetivo aproveitar alguma novidade de destaque da mídia tradicional ou da internet, a qual estiver sendo muito comentada pelo seu público-alvo, para divulgar a sua marca, produto ou serviço.
A novidade de destaque pode ser, por exemplo, um acontecimento inusitado, uma data comemorativa ou uma ação desastrada do seu concorrente. Além disso, pode ser também uma data do e-commerce, uma resposta a uma entrevista de alguém importante do setor ou um gancho para uma reportagem de TV, entre outras situações causadoras de burburinhos.
A título de exemplo, quando o site da Lojas Americanas saiu do ar em fevereiro por consequência de uma investida hacker, a Casas Bahia não perdoou. A marca anunciou uma promoção em seu app com a frase “Caiu aí?”. Alguns clientes receberam em seus celulares a notificação “Aqui a queda é só nos preços! MI-LHA-RES de produtos com até R$ 2.000 OFF + 10x sem juros” acompanhada da hashtag #RindoComRespeito.
Assim como a Casas Bahia você pode usar o Marketing de Oportunidades aproveitando-se de que as emoções do seu público-alvo estão intensas no momento de um determinado acontecimento para gerar campanhas a favor da sua marca. É possível rodar essas campanhas no app, via notificações push ou outro tipo de mídia, mas de preferência nas redes sociais.
VANTAGENS DO MARKETING DE OPORTUNIDADE NO E-COMMERCE
O Marketing de Oportunidade pode proporcionar várias vantagens para o seu e-commerce. Por meio dele você pode, por exemplo:
- Obter maior visibilidade para a sua marca aproveitando-se de situações que já estão sendo muito comentadas pelo seu público-alvo;
- Aumentar a audiência nos seus canais de vendas como a sua loja virtual e nos seus canais de comunicação como o seu blog de e-commerce;
- Gerar uma grande exposição para a sua marca e os seus produtos de forma econômica, isto é, com baixo custo;
- Obter repercussão imediata para a sua marca;
- Aumentar o burburinho acerca da sua marca no mercado.
Enfim, todas essas vantagens culminam no benefício maior, que é gerar mais vendas no seu e-commerce.
COMO APLICAR
O primeiro passo para aplicar o Marketing de Oportunidades no seu e-commerce é ficar de olho nas novidades da internet e da mídia tradicional. Selecione, assim, os acontecimentos que podem ser úteis para divulgar a sua marca e produtos.
Logo depois de escolher uma novidade de destaque, selecione os canais onde divulgará as suas campanhas de Marketing de Oportunidade. Você pode fazer campanhas via e-mail ou Google Ads, por exemplo. Mas não se esqueça de usar também as suas redes sociais.
Em qualquer caso, produza um anúncio que conecte a sua marca ao fato em questão, assim como fez a Casas Bahia citada no início deste post. Teste seu anúncio e faça modificações até que ele fique perfeito. Aí, então, é só colher os frutos do Marketing de Oportunidade.
Assim que puder clique em “Marketing 5.0” e descubra como usar esse tipo de Marketing para atrair e conquistar mais clientes para o seu e-commerce!