Marketing de Conteúdo para e-commerce é uma estratégia de Marketing Digital que visa a produção, publicação e indexação de conteúdo dotado de potencial para divulgar sua loja virtual e seus produtos online e/ou offline, e com isso atrair a atenção de consumidores e transformá-los em seus clientes.
Principais vantagens de contar com o Marketing de Conteúdo para e-commerce
Ao realizar campanhas de Marketing de Conteúdo para e-commerce, você poderá:
– Responder dúvidas dos consumidores e assim tornar seu e-commerce uma autoridade
– Ajudar os consumidores que visitam suas mídias a tomarem uma decisão de compra
– Educar os consumidores para a efetivação de compras na sua loja virtual
– Aumentar a sua lista de assinantes (leads) de E-mail Marketing, blog, etc.
– Aumentar a credibilidade e a confiança do consumidor na marca do seu e-commerce
– Conhecer o comportamento dos consumidores e ter insights para melhorias do negócio
– Criar textos, vídeos, fotos e outros formatos, os quais poderão ser indexados no Google
– Ter suas páginas de conteúdo encontradas no Google sem precisar pagar nada por isso
– Reduzir os gastos com outros tipos de divulgação (impressos, mídia tradicional, etc.)
– Aumentar a audiência e a visibilidade da marca do seu negócio e-commerce
– Fazer com que os consumidores gerem conteúdo para você (conteúdo da audiência)
É por isso que o ditado “Na internet, conteúdo é rei” continua válido. Mas o conteúdo também pode ser publicado fora dela, como veremos a seguir.
Marketing de Conteúdo para e-commerce: formatos de publicação
Dentre os principais formatos online e offline de publicação do Marketing de Conteúdo para e-commerce posso citar:
– Os vídeos voltados para canais de vídeos apropriados
– Os blog posts em blogs e-commerce
– Os posts em redes sociais como o Facebook, Pinterest e Instagram
– Os panfletos e informativos impressos
– As revistas e jornais impressos
– Os áudios em podcasts
– As páginas de produtos dentro das lojas virtuais
– Os infográficos
– As pesquisas em geral publicadas em meios impressos ou na internet
– As respostas e comentários de autoria dos próprios consumidores
– Os reviews de produtos
– As mensagens de campanhas de E-mail Marketing
Enfim, existem diferentes formatos e mídias e cada um deles exige procedimentos específicos de publicação e veiculação.
• Acesse e leia também o artigo “Divulgar e-commerce” e saiba como transformar sua loja virtual em uma fonte de consultas e pesquisas
Dicas gerais para a realização de campanhas de Marketing de Conteúdo para e-commerce
Independentemente do formato de publicação, ao realizar uma campanha de Marketing de Conteúdo para e-commerce tenha sempre em mente que você deverá:
– Conhecer bem seu público-alvo e sua Buyer Persona:
Use todos os métodos possíveis para conhecer o máximo sobre o comportamento do público-alvo e da Buyer Persona relativos ao seu negócio. Empregue essas informações para criar o conteúdo adequado para o seu nicho.
– Responder às dúvidas e anseios dos internautas/consumidores:
Use ferramentas como o Keyword Planner para descobrir como as pessoas pesquisam o seu nicho de negócios e os seus produtos e serviços na internet. De posse dessa informação, crie conteúdos com soluções para cada caso.
– Educar e fidelizar os seus consumidores:
Além de responder às dúvidas e anseios dos consumidores, o seu conteúdo precisa educar as pessoas para que elas conheçam a sua loja virtual, visitem as suas páginas de produtos e façam compras lá não apenas uma vez, mas várias.
– Indexar o seu conteúdo no motores de buscas:
Empregue em todos os seus conteúdos as técnicas SEO apropriadas para que seus textos, vídeos, imagens, áudios e outros formatos sejam indexados nos motores de buscas como o Google. Assim, esse conteúdo poderá ser encontrado pelos internautas.
O Marketing de Conteúdo para e-commerce é trabalhoso e demora para dar resultados, entretanto, os resultados são consistentes. Se fizer do jeito certo, ele poderá gerar crescimento em longo prazo para o seu e-commerce e colocá-lo no topo do seu nicho de negócios.