O Marketing de Causas tem sido cada vez mais usado por empresas que já entenderam a transformação social pela qual estamos passando. Empresas estas que compreenderam as mudanças de valores e os novos hábitos de consumo. Há uma pressão social para que estas organizações sejam mais responsáveis e transparentes em seus discursos. E essa tendência não pode ser ignorada.
Incluir o Marketing de Causas como estratégia de posicionamento de marca é uma excelente forma de engajar e fidelizar clientes. Todavia, é importante que o apoio à causa seja genuíno. Continue lendo para saber como implementar uma estratégia efetiva de Marketing de Causas sem cair no oportunismo.
Acesse e leia também o artigo “Marca e-commerce“. Fique sabendo, dessa forma, de 17 pontos chave para construir a sua!
AFINAL, O QUE É MARKETING DE CAUSAS?
Marketing de Causas significa posicionar uma marca frente às questões mais relevantes para a sociedade. Digo causas como o combate à fome, igualdade de gênero, meio ambiente, proteção animal, educação, entre outras. Ou seja, trata-se de uma estratégia que busca entender as demandas da sociedade e transformar isso em comunicação.
É preciso, todavia, tomar muito cuidado para evitar campanhas ingênuas e sem consistência. É justamente neste ponto que muitas empresas falham. Elas acabam sendo alvo de críticas do público que percebe quando marcas levantam bandeiras que não fazem parte do seu DNA.
E o que isso significa? Que falar sobre causas é importante, mas tomar ações para fazer algo que ajude a solucionar questões sociais e ambientais é o que realmente engaja as pessoas. Por isso, antes de adotar uma estratégia de Marketing de Causas para a sua empresa, é importante saber quais são os movimentos que o seu público apoia. O que é importante para os seus consumidores? Enfim, quais são as causas que tem a ver com o seu negócio?
ENTENDENDO O SEU PÚBLICO
Uma pesquisa da Ipsos/2019 apontou que 78% dos brasileiros esperam que as empresas contribuam mais com causas sociais. Um estudo da Business in the Community mostra que 83% dos consumidores estariam dispostos a trocar uma marca por outra que tenha ações de responsabilidade social. Ou seja, apoiar causas é sem dúvida uma oportunidade de impactar positivamente seus consumidores.
Além de fortalecer a marca, esta é uma estratégia que pode ajudar na tomada de decisão do consumidor no momento de finalizar a compra ou até mesmo comprar novamente ou recomendar o seu produto / serviço.
Mas há um ponto que é muito importante avaliar. É preciso descobrir se o público-alvo se identifica de fato com a causa ou ideologia adotada nas campanhas. Se você acredita nesta ideia, mas não sabe por onde começar, recomendo que você clique em “Kit de Propósito para Marcas” para baixar um manual. Nele você encontrará exercícios práticos para entender as expectativas dos seus clientes. Você aprenderá, desse modo, a encontrar o propósito e obterá dicas para comunicar a causa da sua marca.
OUTROS BENEFÍCIOS DO MARKETING DE CAUSAS:
- Uma ação criativa bem comunicada e que gere real impacto pode gerar mídia espontânea para seu negócio. Com efeito, isso lhe ajudará a alcançar mais consumidores que se identificam com sua marca.
- Comunicar este tipo de ação internamente também pode ser uma ótima maneira de motivar seus colaboradores. Afinal, todos unidos em prol de uma causa aumenta o nível de satisfação no ambiente de trabalho. Use, então, o Endomarketing para fazer essa comunicação interna!
- Sua marca se torna agente de transformação social, isto é, ela passa a servir como exemplo de inspiração para pessoas e até mesmo para outras marcas. Isso forma, dessa maneira, uma cadeia de mudanças positivas no mundo.
Acesse e leia também o post “Manual de marca“. Aprenda, desse modo, como criar um para o seu e-commerce!
TRANSPARÊNCIA É ESSENCIAL
Como mencionei antes, não basta apenas falar sobre o que a sua marca tem feito. É preciso mostrar o impacto destas ações. Esta geralmente é uma das barreiras que mais impedem as empresas de tirar do papel seus projetos de impacto social. É que a parte de prestação de contas é uma das mais burocráticas. E a divulgação do repasse das doações é essencial para comprovar a efetividade das ações.
O que muitas marcas ainda não sabem é que já existem ferramentas para para automatizar esse processo. Alguns clientes da e-Plus como os e-commerces Cavenaghi e Empório Quatro Estrelas já utilizam a automação do Marketing de Causas. Isso possibilita que, ao final de cada compra, seus clientes possam escolher uma causa a ser apoiada sem gastar nada a mais por isso. O cliente escolhe e a loja doa.
Veja como funciona na Cavenaghi:
Exemplo de checkout no carrinho:
Neste caso, todas as doações são verificadas pelo Polen, que é responsável por fazer a curadoria das ONGs. O Polen faz o repasse automático das doações garantindo que o valor seja recebido pelas instituições.
Além disso, os clientes do Polen têm à sua disposição uma página de transparência exclusiva da marca. Clique em “Empório Quatro Estrelas” para conferir um exemplo. Aí é onde eles podem acompanhar o valor doado e as instituições apoiadas:
DICA FINAL: COMO COMUNICAR A TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES
Há várias maneiras de comunicar a transparência das suas ações de Marketing de Causas. Um grande exemplo são alguns cases de marcas que fizeram a diferença em ações de Outubro Rosa, data tão importante que vem tomando cada vez mais espaço e se torna uma oportunidade de envolver clientes, colaboradores, fornecedores e a comunidade. Clique em “Além do lacinho” para ler um post com algumas inspirações sobre isso.
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Acesse e leia também o post “Como fidelizar clientes através do vínculo emocional“.
Este artigo foi produzido pelo O Polen Marketing Societal no E-commerce