Marketing Analytics: o que é e por que é bom para o seu e-commerce?

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Saiba como aplicar esse recurso no seu comércio eletrônico!

O Marketing Analytics usa dados para entender e melhorar estratégias de divulgação da sua empresa. Imagem: @storyset
O Marketing Analytics usa dados para entender e melhorar estratégias de divulgação da sua empresa. Imagem: @storyset

Marketing Analytics é uma vertente do Marketing voltada para coletar, armazenar e analisar dados de consumidores, tendo em vista desvendar comportamentos, compreender padrões e descobrir tendências para, desse modo, elaborar estratégias de divulgação melhores.

COMO APLICAR O MARKETING ANALYTICS NO E-COMMERCE?

Aplicar o Marketing Analytics requer lidar com dados de diversas fontes. Abrange lidar com dados de acessos de consumidores em lojas virtuais, em redes sociais e em campanhas de E-mail Marketing, por exemplo. Além disso, entram no contexto os dados de acessos em conteúdos orgânicos em em anúncios online, entre outros. De forma básica, isso é feito em quatro etapas, confira em seguida:

1 – Coletar:

Coletar dados é a primeira etapa do Marketing Analytics. Para isso, usam-se recursos como as pesquisas, os mapas de calor, as gravações de sessões e os cookies, entre outros. Fazem parte desse processo softwares como o Hotjar e o Google Analytics, que rastreiam tudo o que o consumidor faz na internet.

2 – Armazenar:

Uma vez coletados os dados, eles devem ser guardados a sete chaves em bancos de dados seguros o suficiente para evitar vazamentos. Em outras palavras, como o Marketing Analytics lida com dados de consumidores, quase tudo o que o envolve deve ser sigiloso.

3 – Analisar:

A etapa de análise é feita a partir dos chamados softwares analíticos como o Google Analytics, Adobe Analytics, Hotjar e MOZ Pro, por exemplo. Eles permitem analisar métricas de acessos e cliques, os dados demográficos, o retorno do investimento e a taxa de conversão, entre outras.

4 – Otimizar:

As análises das métricas de Marketing Analytics geram insights para a otimização das estratégias de divulgação. Além disso, ao saber o estado atual de cada métrica, os profissionais desse ramo estabelecem KPIs (metas), que incentivam a melhoria contínua.

Vídeo: conheça os softwares CDP, que agregam dados de consumidores!

VANTAGENS DO MARKETING ANALYTICS

O Marketing Analytics proporciona várias vantagens para uma operação de e-commerce como a sua. Por exemplo, por meio dele é possível entender como o consumidor se comporta e com base nisso melhorar seus anúncios e conteúdos. Ele também permite monitorar a concorrência e, dessa maneira, assimilar as suas estratégias de sucesso.

Enfim, use o Marketing Analytics na sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. E se precisar de ajuda com isso já sabe, é só procurar a Agência e-Plus, a sua agência de Marketing Digital com foco 100% no e-commerce.