Marcos Galperin é o co-fundador do Mercado Livre, o maior site de comércio eletrônico da América Latina e, além disso, um dos maiores do mundo. Ele atuou como CEO da empresa até agosto de 2020 quando passou o cargo para o sócio Stelleo Tolda.
Galperin nasceu em outubro de 1971 na capital da Argentina, Buenos Aires. Na época, seus pais eram donos de uma das maiores empresas produtoras de curtumes do mundo, a Sadesa. Com efeito, isso lhe garantiu uma boa educação.
Ele iniciou os estudos na Saint Andrew ‘s Scots, uma escola de origem escocesa fundada em 1838 na Argentina. Nos anos 1990, contudo, mudou-se para os EUA, na Pensilvânia, onde matriculou-se na Wharton School.
Posteriormente, em 1994, Marcos Galperin graduou-se em Artes e Ciências na Universidade da Pensilvânia. Já em 1997, conquistou um MBA em Administração de Empresas, mas desta vez na Stanford Graduate School of Business.
Na área profissional, antes de fundar o MercadoLivre, Galperin atuou como estagiário de vendas e negociação de renda fixa no JPMorgan. Além disso, trabalhou na petrolífera argentina YPF por três anos.
MARCOS GALPERIN E SUA TRAJETÓRIA NO MERCADO LIVRE
Marcos Galperin idealizou o Mercado Livre enquanto estudava na Stanford Graduate School of Business, ainda nos anos 1990. Na época, ele percebeu que a internet produziria um grande impacto na vida das pessoas em médio e longo prazos.
O empreendedor achou, então, que seria possível realizar vendas via internet por meio de plataformas. Em 1999, ele apresentou a ideia para outras pessoas e assim obteve o primeiro financiamento para o negócio, o qual partiu do criador da HM Capital Partners, John Muse. Nascia o Mercado Livre.
Com a evolução do projeto, outros investidores como a Goldman Sachs, o JPMorgan e o Banco Santander entraram no negócio, que começou a crescer rapidamente. Por conta disso, já em 2007, o Mercado Livre abriu capital na Nasdaq.
O PODER DO MERCADO LIVRE HOJE
Hoje, o MercadoLivre opera em 19 países, entre os quais na Argentina, no Chile, no Peru e no Brasil. Possui cerca de 4 mil funcionários. Ele é o site de comércio eletrônico mais popular e mais visitado da América Latina.
Estima-se que cerca de 500 mil empresas façam parte do e-commerce fundado por Galperin. Destas, 270 mil são empresas brasileiras, sendo que 93 mil PMEs tupiniquins passaram a integrar o referido site em 2020, de acordo com dados do site Exame.
Com o sucesso do Mercado Livre, Galperin acumulou uma fortuna. Hoje, ele tem um patrimônio de US $ 3,9 bilhões, de acordo com informações da Forbes. Em 2022, ele foi listado entre as 800 pessoas mais ricas do planeta.
Assim que puder clique em “Geraldo Thomaz” e conheça a história de um dos co-fundadores da multinacional cloud commerce VTEX!