Marca ou influenciador digital, qual dos dois exerce maior impacto na vida das pessoas hoje em dia? Será que uma empresa pode ter um prestígio maior ou igual ao de um influencer? Será que uma construção mental como uma marca pode bater um humano nesse campo?
A questão “marca ou influencer?” foi originalmente lançada em um post do blog Mundo Marketing pelo sócio fundador do Mundo Marketing, Bruno Mello. Para quem não sabe, Mello é jornalista reconhecido como um dos profissionais mais influentes do mercado pelo Anuário Brasileiro de Live Marketing. Além disso, é professor convidado da FGV, entre outras atribuições.
De acordo com Mello, a resposta para a pergunta “marca ou influenciador digital?” é muito simples. Para ele é impossível uma marca ter a mesma influência que uma pessoa, pois o natural é que as pessoas se conectem com pessoas. Por isso, por mais que as marcas se humanizem, o espelho social “humano / humano” sai ganhando. No entanto, ele também revela que sair ganhando é uma coisa e ganhar é outra.
MARCA OU INFLUENCIADOR, QUEM CAUSA MAIOR IMPACTO NA VIDA DAS PESSOAS?
Para responder à questão “marca ou influenciador digital, quem influencia mais?”, vamos recorrer ao número de seguidores em uma das maiores redes sociais da atualidade, o Instagram. Conforme post do blog Oficina da Net, os dez maiores perfis em 2022 nesta rede social são (do menor para o maior):
10 – Justin Bieber: 222,5 milhões de seguidores
09 – Beyoncé: 240 milhões
08 – Kim Kardashian: 289,4 milhões
07 – Ariana Grande: 297,4 milhões
06 – Selena Gomez: 300.4 milhões
05 – Dwayne Johnson: 301,2 milhões
04 – Lionel Messi: 309,8 milhões
03 – Kylie Jenner: 315,4 milhões
02 – Cristiano Ronaldo: 408,6 milhões
01 – Instagram: 476,7 milhões
Como se pode observar, nesta curiosa lista, temos nove pessoas e uma marca. Mas a marca ocupa o primeiro lugar. Além disso, jogadores de futebol como Cristiano Ronaldo e Lionel Messi têm até valor de mercado. E, neste caso, apesar deles não serem influencers profissionais, não sabemos ao certo se estamos falando de humanos ou marcas, o que mantém a pergunta “marcas ou influenciadores, quem influencia mais?” sem uma resposta definitiva, por enquanto.
O MELHOR TRABALHO DE DIVULGAÇÃO
E, então, marcas ou influenciadores? Para sabermos quem influencia mais é necessário compararmos uns com os outros. Por isso, vou apresentar alguns números a respeito. Para começar, trago uma lista de 2021 publicada em um artigo do blog Affde. Nesta lista, a Nike é a primeira colocada com 87,1 milhões de seguidores. Em seguida temos a Starbucks (17,5 milhões), a Sephora (17,4 milhões), a GoPro (15,6 milhões) e a Asos (9,3 milhões). Posteriormente, a lista prossegue com a Converse (9,1 milhões), Airbnb (4,1 milhões), Lacoste (4,1 milhões), Lancome (3,6 milhões) e Oreo (2,5 milhões), entre outras.
Já o blog Influence 4 You listou os influenciadores mais populares do Instagram em 2022. Essa lista começa com o Whinderson Nunes com 52,7 milhões de seguidores. Na sequência temos Huda Kattan (46,8 milhões), Lele Pons (44 milhões), Nusr Et (35,6 milhões), Dan Bilzerian (32,4 milhões) e Amanda Cerny (24,8 milhões). Logo depois temos o Zach King (24,3 milhões), a Chiara Ferragni (23,9 milhões), o Pewdiepie (21,7 milhões) e o Cameron Dallas (21,6 milhões). O que se pode concluir disso? Continue lendo e fique sabendo!
Marca ou influenciador?
Se levarmos em consideração estas duas listas, qual seria a resposta para a pergunta “Marca ou influenciador?”. De fato, vemos que a Nike supera todos os influenciadores, mas depois disso os influenciadores seguidos por Whinderson Nunes dominam toda a cena. Ou seja, talvez possamos dizer que ambos têm mais ou menos a mesma chance de sucesso. E é isso, mais ou menos, o que pensa Mello, do Mundo Marketing. Para ele, quem influencia mais é quem faz o melhor trabalho de divulgação.
Em última análise, tanto as empresas quanto os influenciadores são marcas. Isto é, eles podem ser considerados uma realidade construída na mente das pessoas por meio de um processo de divulgação constante. Assim, quanto maior e melhor a divulgação com ferramentas como o Marketing de Influência, por exemplo, maiores as chances de se construir uma marca inesquecível e impactante para as pessoas.
Assim que puder clique em “Divulgação de e-commerce” e saiba como usar o poder dos influenciadores digitais para alavancar a sua marca!