Marca e-commerce: 17 pontos chave para construir a sua

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Criar uma marca e-commerce forte é um trabalho de longo prazo
Criar uma marca e-commerce forte é um trabalho de longo prazo

Dia após dia o comércio eletrônico se fortalece no Brasil e no mundo. Assim, mais e mais empreendedores(as) querem entrar para este meio. Todavia, empreendedores(as) como você não querem apenas “entrar“, mas criar uma marca e-commerce relevante. Como fazer isso?

Bem, eu não tenho todas as respostas, contudo posso lhe dar algumas pistas. Continue lendo para ficar por dentro!

Acesse e leia também o artigo “Vale a pena montar uma loja virtual”. Fique sabendo, então, de 10 motivos para começar a criar o seu e-commerce agora mesmo.


17 PONTOS-CHAVE PARA CONSTRUIR UMA MARCA E-COMMERCE RELEVANTE

Adiante, apresentarei 12 pontos-chave para você construir uma marca e-commerce de respeito no mercado.

Aqui, como você pode observar, esses pontos-chave estão resumidos. Entretanto, se quiser ler conteúdos mais extensos sobre cada um deles, basta clicar nos títulos dos tópicos. Enfim, aqui vão eles:

1 – Cultura Organizacional:

Cultura Organizacional é a filosofia que sustenta a sua marca e-commerce. A Cultura Organizacional pode ser traduzida sobretudo na Missão, na Visão e nos Valores da sua empresa. Com ela é possível unificar coerentemente todos os seus canais de vendas.

2 – Nome para loja virtual:

Seu desafio aqui é criar um nome curto, simples, usual e fácil de lembrar. Para tanto, use recursos como prefixos e sufixos (ex.: Poli+shop), aumentativos (ex.: Atacadão), diminutivos (ex.: Bonequinha Show), siglas (ex.: Fabbrica Italiana Automobili Torino – FIAT), etc.

3 – Cores no e-commerce:

Cores influenciam as decisões de compra dos consumidores. Sendo assim, você precisa saber quais delas mexem com seu público-alvo. Faça testes ou crie uma pesquisa para elucidar isso. Sua marca deve ter as cores que fazem seu público-alvo desejar e comprar mais.

4 – Símbolo:

Símbolo é um elemento visual que representa algo. Neste caso, você precisa construir um símbolo capaz de traduzir a Missão, a Visão e os Valores da sua marca e-commerce. O símbolo é a tradução visual da sua Cultura Organizacional.

5 – Logo para loja virtual:

Logotipo é a forma com que se escreve o nome da marca. Ele precisa ter uma tipologia única, como uma assinatura. Há marcas que só têm logotipo. Outras têm logotipo integrado a um símbolo. Outras, ainda, têm símbolo e logotipo separados. Defina como será o seu!

6 – Áudio marca:

Áudio marca é um sinal sonoro que possibilita que consumidores se lembrem de uma marca pelo som. A Intel, por exemplo, tem uma áudio marca. Você pode desenvolver uma ou solicitar uma em um estúdio. Depois, use-a nas vinhetas do seu canal de vídeos, entre outros lugares.

7 – Mascote:

Certamente você já conhece os mascotes da Casas Bahia e do Magazine Luiza. Eles ajudam os consumidores a se lembrarem da marca. Além disso, eles educam os leads, transformando-os de simples visitantes em clientes da sua loja virtual. Com um mascote sua marca vai longe.

8 – Discurso:

Discurso ou comunicação corporativa é a forma como a sua empresa e-commerce vai se comunicar com os consumidores, com os fornecedores, com os investidores, com a imprensa, etc. Cedo ou tarde você precisará de ao menos um profissional para cuidar disso.

9 – Embalagem para e-commerce:

Embalagens servem para proteger produtos enquanto eles são entregues aos seus clientes. Além disso, na medida em que contam com seu logotipo, símbolo e cores, elas são essenciais para o Marketing. Com efeito, crie embalagens que aumentem o poder da sua marca.

10 – Registro:

Depois que criar uma marca com logotipo, símbolo, mascote, etc., você fará bem se registrá-la no Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Desse modo, você poderá recorrer à Justiça em casos de pirataria, usos indevidos, cópias, entre outros percalços.

11 – Branding:

Branding é a gestão da marca. É uma ferramenta que torna possível aumentar a percepção positiva de uma marca no mercado. Se você trabalhar isso de forma adequada, então poderá transformar o seu e-commerce em uma poderosa Lovemark. Uau!

12 – Design e-commerce:

Seu site e-commerce deve contar com um Design tal que o diferencie dos seus concorrentes. Ele deve ser único e chamar a atenção dos consumidores. Além do mais, ele precisa ser fácil de usar e acessível em múltiplos tamanhos e formatos de telas.

13 – Escalabilidade:

Seu e-commerce como um todo precisa ser escalável. Em outras palavras, ele deve ter “fôlego” para suportar o crescimento em curto, médio e longo prazo. A sua loja virtual, especificamente, precisa ser estável. Isto é, ela tem que suportar vários clientes ao mesmo tempo sem travar.

14 – Segurança:

Uma loja virtual segura é aquela que protege seus clientes e a si mesma contra cibercriminosos e fraudadores. Neste contexto, é importante investir em certificações como a SSL e em Análise de Risco, entre outros recursos. A segurança é transmitida para a reputação da marca.

15 – Reputação:

Uma marca e-commerce com boa reputação sem dúvida faz mais sucesso do que uma com má reputação. E para ter boa reputação é preciso investir em boas práticas se segurança, comunicação, divulgação, entrega, administração, etc. Invista nessas coisas!

16 – Marketing:

Ter uma marca e-commerce apenas não adianta nada se você não puder divulgá-la. Por isso, você precisa do Marketing. Mais do que isso, você precisa de Marketing Digital. Atraia visitantes para a sua loja online. Torne seu site e-commerce cada vez mais conhecido!

17 – Melhoria contínua:

Diariamente, faça o possível para aumentar o poder da sua marca e-commerce. Trabalhe em um detalhe em um dia, em algo mais complexo no outro. Mantenha esse impulso para a melhoria contínua, pois é isso o que vai fazer sua marca definitivamente decolar.

Acesse e leia também o post “E-commerce do Mappin”. Observe, dessa forma, como uma marca que ficou desativada por mais de uma década voltou a reviver no comércio eletrônico.


MAIS DO QUE UM E-COMMERCE, VOCÊ PRECISA DE UMA MARCA

Comece a construir a sua agora mesmo
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As marcas não surgem da noite para o dia. Você precisa trabalhar elas com cautela e paciência ao longo dos dias, semanas, meses, anos e até décadas antes delas emplacarem. Portanto, construir uma marca e-commerce é um trabalho de longo prazo.

Entretanto, mais do que apenas uma loja virtual, você precisa de uma marca e-commerce forte. Então, se você abrir o seu comércio eletrônico agora, pense em como ele será daqui a dez anos. Bem, o início é agora, mas há toda uma década para você otimizar a sua marca. Mãos à obra!

Acesse e leia também o artigo “Desenvolvimento de e-commerce”. Conheça, assim, 10 etapas crucias para um bom projeto.