Brand book ou manual de marca é um guia que padroniza o uso de todos os elementos de uma marca em diferentes condições e meios de suporte. Trata-se de um documento fundamental para todo tipo de negócio, incluindo para uma empresa e-commerce como a sua.
Primeiramente, com um brand book você poderá nortear colaboradores sobre as formas de uso da sua marca. Além disso, ele também servirá para orientar o uso da marca na imprensa. Enfim, um bom manual é também fonte de consulta para investidores, fornecedores, etc.
Confira, neste artigo, como criar um manual de marca completíssimo para e-commerce e outros canais de vendas. Conheça as principais vantagens de contar com este recurso. Acesse 5 manuais de marcas famosas para se inspirar enquanto cria o seu!
Acesse e leia também o post “Marca e-commerce”. Desse modo, fique por dentro de 17 pontos chave para construir a sua!
VANTAGENS DE CRIAR UM MANUAL DE MARCA
Ao criar um brand book você poderá:
- Padronizar o modo de uso de todos os elementos da sua marca e-commerce, o que possibilitará registrá-la adequadamente no INPI;
- Unificar a apresentação dos símbolos, cores e outros elementos gráficos nas suas lojas virtuais e canais omnichannel;
- Apresentar uma comunicação visual, textual, comportamental, etc., únicos à sociedade como um todo e assim obter maior credibilidade;
- Facilitar a consulta e uso da marca por parte de colaboradores, investidores, fornecedores, franqueados, imprensa, etc.;
- Auxiliar e agilizar o processo de consolidação da sua marca de comércio eletrônico no mercado.
Como se pode observar, o manual de marca é um documento orientador, que auxilia as pessoas a compreenderem, abordarem e utilizarem a sua marca conforme um modelo pré-concebido, o que evita erros e ruídos de comunicação.
COMO CRIAR UM MANUAL DE MARCA PARA EMPRESA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
A criação de um brand book para e-commerce envolve sobretudo o apontamento de diretrizes para uso da marca nos meios online. Todavia, é importante abordar também o uso da mesma em embalagens de e-commerce e em materiais de divulgação impressos, entre outras coisas.
Antes, porém, de começar a desenvolver o seu manual de marca, dê uma lida no conteúdo disponível na página dedicada a este assunto no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, do Governo Federal. Dessa maneira, você poderá criar um documento respaldado pela legislação brasileira. Assim ficará mais fácil registrar sua marca e colher todos os benefícios disso em curto, médio e longo prazos.
Seja como for, ao criar o seu manual leve em conta aspectos como:
Índice:
Crie um índice para o seu material. Inclua tópicos como “Apresentação”, “Institucional”, “Mercado”, “Discurso”, “Design”, “Omnichannel” e “Conclusão”. Se quiser, inclua também um resumo de duas linhas abaixo de cada um desses itens para facilitar a usabilidade do manual.
Apresentação:
Em uma pequena introdução, explique do que se trata o guia. Aborde, por exemplo, a sua importância para os diferentes públicos de leitores (colaboradores, fornecedores, investidores, franqueados, imprensa, etc.), explique o que é marca, fale sobre unificação do negócio, etc.
Institucional:
Neste tópico, informe a história da empresa. Apresente fundadores, CEOs e equipe. Explique a sua Cultura Organizacional (Missão, Visão, Valores). Exponha os códigos de conduta e a estratégia corporativa. Demonstre, assim, o que as pessoas devem pensar do seu e-commerce.
Mercado:
Comente detalhes do cenário econômico no qual sua empresa está inserida. Contextualize, isto é, fale sobre passado, presente e futuro do segmento. Cite seus produtos e serviços. Aborde os principais concorrentes, fornecedores, parceiros, investidores, público-alvo, etc.
Discurso:
Instrua os leitores do brand book acerca de como é feita a comunicação corporativa na sua empresa de comércio eletrônico. Esclareça qual linguagem deve ser usada nos e-mails, nas cartas, nas newsletters, no blog de e-commerce, nos releases, nos anúncios, etc.
Design:
Esta é a parte mais essencial do brand book. Ilustre aqui como é o emprego dos elementos gráficos da sua marca. Exponha como usar logotipo, logomarca, tipografia, ícones, símbolos, mascotes, embalagens, impressos, o nome da loja virtual. Aborde ainda a áudio marca.
Omnichannel:
Apesar de estarmos abordando a criação de um manual de marca para e-commerce, você poderá incluir também outros canais de vendas como as lojas físicas. Assim, explique neste tópico como criar banners, cartões de visitas, incluir a marca na fachada da loja e muito mais.
Conclusão:
Resuma / sintetize os tópicos anteriores e reafirme a importância de usar sua marca e-commerce corretamente. Aproveite e informe contatos para a imprensa e interessados em parcerias. Informe links de lojas virtuais e endereços de lojas físicas, etc., e finalize.
Ademais, lembre-se que as marcas evoluem, por isso o seu brand book também deve ser atualizado quando isso ocorrer. Não se esqueça de informar a todos quando estabelecer mudanças de marca significativas.
Depois de pronto, você pode mandar imprimir seu manual e deixa-lo na biblioteca institucional. Ademais, no contexto do Endomarketing da sua empresa, também é possível entregar um brand book para cada novo funcionário. Enfim, você também pode criar um manual online, se desejar.
5 EXEMPLOS DE MANUAL DE MARCA ONLINE
Para fechar este assunto com chave de ouro eu pesquisei alguns manuais de marca bacanas como você poderá ver em seguida. Selecionei 5 deles para você dar uma espiada e se inspirar enquanto cria o brand book da sua empresa de comércio eletrônico. Clique para acessar:
01 – Allianz
02 – McDonald’s
03 – Uber
04 – Twitter
05 – Skype
Muito bem! Agora você está pronto(a) para iniciar a produção do seu manual de marca e-commerce. Se achar necessário, contrate um redator para redigir o texto final e um designer gráfico para produzir a arte e a editoração do documento. Voilà!
Clique em “O que é branding” e “Brandformance” para ler dois posts complementares. Aprenda assim a gerenciar e consolidar a sua marca no mercado.