No “Top Five das tendências e-commerce para 2016”, relatei que o Brasil é hoje o 7º colocado no ranking mundial do comércio eletrônico e que em 2016 ele poderá ocupar o 4º lugar no mesmo ranking. Mas nem tudo são maravilhas.
Conforme a pesquisa BigWeb realizada pela empresa de agregação, validação e análise de dados para extração de conhecimento, a BigDataCorp., publicada pelo Portal R7, o Brasil possui 450 mil e-commerces, dos quais a maioria atua com tecnologias obsoletas:
– 60,3% não usam intermediadores de pagamentos
– 89,14% não possuem soluções de atendimento
– 85,49% não têm certificados de segurança SSL
Os empreendedores e administradores desses comércios eletrônicos possuem, geralmente, lojas virtuais pequenas com até dez itens e desconhecem as plataformas e-commerces mais modernas.
Em todos esses casos, a implantação de uma plataforma e-commerce moderna como a Vtex, por exemplo, pode solucionar os problemas com intermediadores de pagamentos, meios de atendimento e certificações de segurança e proporcionar, de quebra, mais vantagens como a adequação às tecnologias móveis, a integração com marketplaces e a escalabilidade, entre outras.
Um exemplo de escalabilidade recente que tivemos com um cliente Vtex foi o case da Bomba Shopping, que comento no post “Loja virtual aumenta em mais de 10 vezes as vendas na Black Friday 2015”. Vale a pena conferir!