Quando o assunto são as maiores lojas virtuais do mundo ou maiores marcas e-commerce do mundo, imediatamente surge na cabeça da maioria de nós o nome “Amazon”, que em um top 5 obviamente não pode ficar de fora. Neste contexto, quais seriam as outras 4?
Maiores lojas virtuais do mundo segundo o Jornal Económico
Em meados de 2017, o portal de informações português “O jornal econômico” listou as maiores marcas e-commerce do mundo e as 5 primeiras posições foram as seguintes:
• Amazon:
A norte-americana Amazon fundada em 1994 por Jeff Bezos (e online desde 1995) foi uma das primeiras lojas virtuais do mundo. Em 2016, faturou mais de US$ 130 bilhões.
• Alibaba:
Fundada por Jack Ma em 1999, a Alibaba conta com cerca de 250 milhões de compradores ativos somente na China, onde detém 60% das entregas. Em 2012, faturou US$ 4,1 bilhões.
• Otto:
Empresa fundada por Werner Otto em 1950 e que hoje é propriedade de um dos homens mais ricos da Alemanha, Michael Otto. Entrou para o varejo online em 1995, de onde provém atualmente 80% de seu faturamento.
• Walmart:
Multinacional norte-americana que atua no mercado de varejo desde 1962 a partir de uma rede de lojas físicas, e agora também (desde o ano 2000) via sites de comércio eletrônico. Faturou mais de US$ 400 bilhões em 2010.
• JD:
Fundada em 1998 por Liu Qiangdong, esta empresa chinesa entrou para o e-commerce B2C apenas em 2004. Faturou mais de US$ 55 bilhões em 2017. Possui uma das maiores infraestruturas de entrega por drone na atualidade.
Na mesma lista, a Rakuten – detentora da plataforma e-commerce Rakuten Genesis – ficou na oitava posição. Vale lembrar que, em 2017, a Rakuten Brasil ganhou o prêmio BR Week, concedido pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) para empresas referência de varejo em território brasileiro.
5 maiores empresas de e-commerce do Brasil
Em 2015, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) listou as maiores empresas de e-commerce do Brasil, dentre as quais as 5 primeiras colocadas foram:
• B2W Digital: dona das lojas Submarino, Shoptime, Americanas e Soubarato;
• Cnova: dona da Casas Bahia, Ponto Frio, Extra, Barateiro e Cdiscoundt;
• Magazine Luiza: dona da loja virtual Magazine Luiza;
• Máquina de vendas: Ricardo Eletro, Eletroshopping, Citylar, Insinuante e Salfer;
• Privallia: dona da loja virtual Privallia.
Para quem está fazendo um benchmarking, é sempre bom observar as melhores sacadas das maiores lojas virtuais do mundo e dos maiores sites de e-commerce do Brasil, e a partir disso criar otimizações para a própria loja virtual.