Acaba de ser lançado, nesta primeira quinzena de dezembro de 2018, pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o ranking “50 Maiores Empresas do E-commerce Brasileiro – 4ª Edição”. A lista leva em conta o faturamento bruto das empresas no ano anterior (2017).
10 maiores e-commerces do Brasil
De acordo com a lista de maiores e-commerce do Brasil, os 10 primeiros colocados (e seus faturamentos em 2017) são:
• B2W Digital: R$ 8.763.600.000,00
• Via Varejo: R$ 4.849.000,00
• Magazine Luiza: R$ 4.353.615.616,00
• Walmart Brasil: R$ 3.000.000.000,00
• Grupo Netshoes: R$ 2.600.000.000,00
• Máquina de Vendas: R$ 2.280.000.000,00
• Carrefour: R$ 1.752.750.900,00
• GFG LatAm – Dafiti: R$ 1.100.000.000,00
• Saraiva: R$ 708.153.000,00
• Privalia: R$ 500.000.000,00
O estudo revela também que as 50 empresas do ranking tiveram crescimento acima da média nas vendas. Ou seja, enquanto elas contaram com alta de 8,74% nas vendas, as demais lojas virtuais somadas obtiveram 7,5%.
Faturamento dos 50 maiores e-commerces brasileiros
Em 2017, as 50 maiores empresas e-commerce brasileiras citadas no estudo da SBVC faturaram R$ 36,2 bilhões frente a um total de R$ 47,7 bilhões arrecadas pelo comércio eletrônico nacional. Logo, elas abocanharam quase 76% do mercado.
Sendo assim, as demais lojas virtuais ativas no Brasil (consideradas de médio e pequeno porte), as quais giram em torno de 600 mil, faturaram juntas R$ 11,5 bilhões, isto é, cerca de 24% de todo o bolo.
Dessa maneira, ao fazermos as contas, percebemos que a média de lucro das pequenas lojas virtuais foi de R$ 19,1 mil ao longo de todo o ano de 2017.
Quantas vendas fazem em média as lojas de pequeno, médio e grande porte?
O estudo “Perfil do e-commerce brasileiro 2017” veiculado pela PayPal Brasil revelou que existem aproximadamente 600 mil lojas virtuais ativas no país, sendo que destas:
• 76,7% recebem até 10 mil visitas mensais (pequeno porte)
• 8,5% recebem entre 10 mil e 500 mil visitas mensais (médio porte)
• 14,77% recebem mais de 500 mil visitas mensais (grande porte)
Ora, se a Taxa de Conversão do e-commerce nacional gira em torno de 1%, podemos concluir que:
• Lojas virtuais de pequeno porte fazem de 1 a até 100 vendas mensais
• Lojas virtuais de médio porte fazem de 100 a 5.000 vendas mensais
• Lojas virtuais de grande porte fazem mais de 5.000 vendas mensais
Dessa forma, percebe-se que há uma relação entre o número de visitantes e o número de vendas. Ou seja, quanto mais visitantes únicos chegarem a sua loja virtual, maior é também o número de compras.
Como fazer para faturar mais?
E como, enfim, fazer para os visitantes chegarem até o seu site e-commerce? Os maiores e-commerces do Brasil investem ininterruptamente em estratégias e técnicas de Marketing Digital. Então, faça como eles!
No mais, além de investir em Marketing Digital, procure desenvolver e administrar sua loja virtual por meio de uma plataforma e-commerce top de linha, pois esse tipo de sistema elimina abandonos de carrinho, proporciona maior escalabilidade e em geral proporciona melhor desempenho de vendas.