Magazine Luiza compra Netshoes em definitivo.
A notícia espalha-se pela internet desde sexta-feira (14) quando, em uma assembleia, 90,32% dos acionistas da Netshoes aprovaram de fato a venda.
Desse modo, o Magalu venceu a queda de braço que se estende desde o mês de abril com o grupo SBF, que controla a rede de lojas Centauro.
Acesse e leia também o post “TOTVS e VTEX firmam acordo para criação de Joint Venture”.
MAGAZINE LUIZA COMPRA NETSHOES
Ocorre no Brasil, desde 29 de abril, um embate entre gigantes do comércio eletrônico.
À venda devido a uma crise financeira severa, a Netshoes despertou o interesse do Magalu e da Centauro.
Primeiramente, no decorrer do duelo, o Magazine Luiza ofertou US$ 2 por ação da Netshoes.
Em seguida, a Centauro aumentou a proposta.
Todavia, entre propostas e contrapropostas, o Magalu venceu a briga pagando US$ 3,70 por ação, bem menos que a Centauro, que ofereceu US$ 4,10 em sua última cartada.
Dessa maneira, o Magazine Luiza vai desembolsar o montante de US$ 115 milhões pela aquisição.
Acesse e leia também o post “Walmart Brasil: depois de encerrar marketplace, rede anuncia omnichannel“.
MAGAZINE LUIZA COMPRA NETSHOES PAGANDO MENOS: COMO ISSO FOI POSSÍVEL?
Como o Magalu venceu o duelo com a Centauro pagando menos?
É que o conselho de administrações da Netshoes havia se comprometido a pagar uma multa de US$ 6 milhões caso a proposta do Magalu fosse recusada na assembleia de sexta-feira (14).
Além disso, a proposta da Centauro foi enviada de última hora e não pôde ser avaliada a tempo.
Acesse e leia também o artigo “E-commerce do Mappin“. Dessa forma, fique sabendo da estreia da marca no comércio eletrônico.
QUEDA DA NETSHOES
A Netshoes abriu capital em 2017 com o preço de US$ 18 por ação.
Entretanto, depois disso a empresa passou por períodos de crises e prejuízos.
Só no último trimestre, por exemplo, ela perdeu US$ 66,9 milhões.
Com o enfraquecimento, seus controladores decidiram vende-la.
O preço pago pelo Magalu, apenas US$ 3,70 por ação, revela o tamanho da defasagem.
Acesse e leia também o post “E-commerce esportivo“. Desse modo, conheça um pouco mais sobre a rivalidade entre Centauro e Netshoes.
VANTAGENS DA AQUISIÇÃO PARA O MAGALU
Com a aquisição da Netshoes, o Magalu poderá obter várias vantagens.
Dentre os benefícios estão:
- Aumento do número de clientes (a Netshoes tem 6,8 milhões de clientes ativos)
- Aumento do número de clientes online
- Novas categorias de produtos como tênis, roupas e artigos esportivos
- Produtos mais baratos que eletrodomésticos aumentarão a frequência de compra do Magalu
Ademais, a Netshoes conta com marcas como Shoestock e Zattini, que podem ser úteis à estratégia de crescimento exponencial do Magalu.
Enfim, importante informar, o Magalu passará a controlar as operações da Netshoes a partir de quarta-feira (19), de acordo com reportagem do site EXAME.