Uma campanha de branding no Youtube melhorou consideravelmente a consciência de marca que os consumidores têm acerca de uma das maiores empresas varejistas do Brasil, o Magalu (Magazine Luiza). Neste artigo, você ficará por dentro desta história. Acompanhe!
HISTÓRIA DO MAGALU
Fundado em 1957 por iniciativa da balconista Luiza Trajano Donato e do caixeiro-viajante Pelegrino José Donato, em Franca/SP, o Magalu teve um início humilde. Os dois empreendedores adquiriram na cidade uma loja de presentes, a qual chamava-se Cristaleira, e logo depois a relançaram com um novo nome. Nascia assim o Magazine Luiza, atual Magalu.
Com um bom atendimento e uma boa gestão, a demanda de compras aumentou rapidamente. Desse modo, nos anos seguintes, Luiza e Donato começaram a expandir regionalmente, abrindo mais lojas em cidades adjacentes.
Mais adiante, nos anos 1990, entra em cena a Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora. E a sobrinha não deixou a desejar. Com o status de superintendente da empresa, ela implementou novas campanhas, promoções, novas lojas, investiu no e-commerce e profissionalizou a gestão, entre outras ações que levaram o Magalu ao topo do varejo nacional.
Hoje, o Magalu conta com mais de 1.400 lojas físicas em 21 estados, e um e-commerce com marketplace na internet. Recentemente, a direção da empresa resolveu realizar um novo projeto de Marketing, desta vez com a ajuda do Google e do Youtube, que elevou ainda mais o poder da marca. Descubra que projeto foi este no próximo tópico!
O PROJETO DO MAGALU COM O YOUTUBE E GOOGLE ADS
O projeto do Magalu com Google Ads e Youtube consistiu no objetivo de transformar a marca varejista em uma referência na área de vendas de ferramentas para casa. Para tanto, a direção da empresa realizou uma campanha de branding com vários recursos, sobre os quais você ficará sabendo adiante. Continue lendo!
SOLUÇÕES
Entre as várias soluções do Youtube e Google Ads para o Magalu estão, por exemplo:
- Branding de vídeo: criação de campanha com base em dados de buscas e em análises de métricas de audiência. A campanha em vídeo teve como meta a venda de ferramentas para casa. Além disso, ela visou transformar o Magalu em uma referência nesta categoria;
- Recursos de adequação e monitoramento da campanha: o Magalu utilizou recursos do Google como o Brand Lift (questionários em grupos focais de consumidores) e análise mensal de desempenho na categoria para medir a eficiência da campanha e a Brand Awareness (Consciência de Marca). Foram mensurados os dados de anúncios de vídeo em formato InStream e demais anúncios utilizados pela empresa.
Com base em recursos como estes, o Magalu definiu as categorias e públicos prioritários para a marca, criou uma campanha de vídeo baseada em dados, e logo depois acompanhou os resultados. Saiba mais sobre isso em seguida!
RESULTADOS DO PROJETO DO MAGALU COM YOUTUBE E GOOGLE
Por meio da campanha de branding no Youtube, o Magalu conquistou:
- 10% (mais de) conversões de vendas na categoria de ferramentas para casa;
- 2,7 milhões (mais de) consumidores revelaram propensão para adquirir ferramentas para casa no Magalu no futuro.
Além disso, 33% das jornadas de compras do Magalu foram influenciadas pela campanha de vídeo. Este excelente resultado, enfim, demonstra que as ferramentas do Google e Youtube são formidáveis para fins de Brand Marketing. Vale a pena divulgar seu e-commerce por meio delas.
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