Luiza Trajano: uma biografia

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça uma das maiores empreendedoras do e-commerce brasileiro!

Luiza Trajano. Foto: divulgação/Magalu
Luiza Trajano. Foto: divulgação/Magalu

Olá, amigas e amigos leitores do blog da Agência e-Plus! Feliz 2022! Começo este novo ano com uma nova série de conteúdo, a qual estamos chamando de “Grandes nomes do e-commerce”. Sim, é isso mesmo, uma vez ao mês apresentarei aqui a biografia de alguém importante para o mercado online, iniciando agora pela Luiza Trajano.

Nascida em 9 de outubro de 1948, Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues é hoje a presidente do conselho de administração do Magazine Luiza. Mulher mais rica do Brasil em 2020, possuía na época uma fortuna de US$ 4,9 bilhões. No ano seguinte, a revista Time listou-a entre as 100 mulheres mais influentes do mundo. Mas nem sempre foi assim.

A TRAJETÓRIA DE LUIZA TRAJANO NO MAGAZINE LUIZA

Luiza Trajano começou a trabalhar no Magazine Luiza em 1960, quando tinha só 12 anos. Seus tios Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato haviam comprado a loja, que funcionava apenas na cidade de Franca, em 1957.

No início, aquele comércio físico tinha o nome “Cristaleira”. Mas após um concurso cultural feito por meio da rádio da cidade, o empreendimento passou a se chamar Magazine Luiza. O novo nome era uma homenagem à tia.

Primeiramente, Luiza trabalhava como balconista durante as férias escolares. Aos 18 anos, contudo, efetivou-se. E ao mesmo tempo em que formava-se em Direito pela Faculdade de Direito de Franca, atuou nos setores de cobrança e vendas, entre outros na empresa familiar.

Enquanto a empreendedora acumulava experiências em várias funções, o Magazine Luiza crescia. Em 1974, por exemplo, a rede já possuía 30 lojas em várias cidades. E naquele exato ano inaugurou-se a primeira loja de departamentos com mais de 5.000 m².

Vídeo: Luiza Trajano por ela mesma

Já em 1991, Luiza chegou ao cargo de diretora superintendente. Nesta posição, uma de suas primeiras ações foi a criação do e-commerce da empresa. Um e-commerce em uma época em que não havia internet, confira em seguida.

A CRIAÇÃO DO E-COMMERCE MAGAZINE LUIZA

Em 1992, isto é, três anos antes da liberação da internet comercial no Brasil, Luiza lançou a loja virtual do Magazine Luiza. Iniciava-se assim, em computadores offline, o comércio eletrônico da varejista, um dos primeiros e-commerces do Brasil.

Para comprar na loja virtual, o consumidor deveria ir até uma das lojas físicas da rede. Uma vez lá ele podia visualizar e escolher um produto na tela do computador. Todo o processo era acompanhado por um vendedor.

Desse modo, era possível ao consumidor escolher produtos que não estavam expostos na loja física. Alguns produtos, aliás, sequer estavam no estoque da empresa. Com efeito, os terminais de e-commerce permitiam ao magazine reduzir custos de armazenamento.

Hoje, o comércio eletrônico do Magazine Luiza é um dos maiores do Brasil e da América Latina. Para você ter uma ideia, das 18 edições do prêmio Ebit/Nielsen que reconhece os melhores e-commerces nacionais, o Magazine Luiza ganhou 16 troféus.

LUIZA TRAJANO NA PRESIDÊNCIA DA REDE DE LOJAS

No ano de 2008, Luiza tornou-se a CEO do Magazine Luiza, cargo que ocupou até 2016, quando o passou ao filho Frederico Trajano, que o ocupa até os dias atuais. Desde então, a empreendedora é presidente do conselho de administração da rede.

Hoje, o Magazine Luiza conta com mais de 1.100 lojas físicas em 23 estados e 819 municípios brasileiros. A empresa emprega mais de 43.000 trabalhadores. Em novembro de 2021, seu valor de mercado equivalia a R$ 71 bilhões.

Assim que puder clique em “Como funciona o Magalu Marketplace” e saiba como vender seus produtos neste shopping online!