A L’Oréal Canadá conseguiu aumentar em 1,68 vezes a eficiência da conscientização de marca. Isso ocorreu logo depois da multinacional investir pesado em campanhas de Youtube na TV conectada. Com esta estratégia, a empresa aumentou a exposição das suas 40 marcas no país sem, no entanto, precisar se render à TV tradicional.
Só para informar, a TV conectada, também chamada pela sigla CTV, é como se define os televisores que possuem conexão com a internet e que, portanto, podem transmitir vídeos do Youtube e de outras plataformas como a Netflix, Prime Vídeo e Apple TV Plus, por exemplo.
Neste contexto, a L’Oreál aproveitou o fato de que a TV conectada é bem difundida no Canadá para criar e publicar publicidade na maior plataforma de vídeos da atualidade, que é o Youtube, que tem 1,9 bilhão de espectadores, aproximadamente 23% do total de habitantes do planeta. Saiba mais sobre essa história de sucesso em seguida!
HISTÓRIA DA L’ORÉAL CANADÁ
A L’Oréal é uma multinacional francesa fundada em 1909. Ao longo de seus 115 anos de existência, ela expandiu-se para 130 países, nos quais mantém hoje mais de 67.000 funcionários de 100 nacionalidades. Esse batalhão de colaboradores atua nas 42 fábricas e 290 subsidiárias da empresa na França, Brasil, EUA, China e Canadá e em outros lugares.
Instalada em 1958, a L’Oréal Canadá é uma das mais bem-sucedidas filiais da L’Oréal no mundo. Ela conta com mais de 1.400 funcionários de 82 nacionalidades que fabricam, gerenciam, divulgam, comercializam e distribuem produtos de 40 marcas da empresa na terra dos lenhadores.
Para você ter uma ideia do poder da L’Oréal Canadá basta ver que sua fábrica localizada na cidade de Montreal produziu mais de 195 milhões de unidades de produtos para cuidados com cabelo, pele e estilo só em 2023. No mesmo ano, o Centro de Distribuição da multinacional no país recebeu mais de 735 mil pedidos, sendo 425 mil do e-commerce.
Ainda assim, os diretores da empresa não estavam satisfeitos. Eles almejavam aumentar ainda mais as vendas, a distribuição e o faturamento da sede da multinacional no Canadá. Para fazer isso, eles utilizaram um novo método de divulgação em televisores, a TV conectada, e a maior plataforma de vídeos do planeta, o Youtube. Continue lendo para saber mais!
O PROJETO DA L’ORÉAL CANADÁ NO YOUTUBE
O projeto da L’Oréal Canadá consistiu na divulgação de suas marcas no Youtube. A ideia era reforçar a conscientização das marcas da empresa perante o público e, dessa maneira, gerar maior volume de pedidos e de vendas, aumentando o faturamento da companhia. Saiba, adiante, como esse projeto foi colocado em prática!
SOLUÇÕES
A solução encontrada pela L’Oréal Canadá foi aproveitar o fato de que 17 milhões de pessoas utilizam a CTV no país para, dessa maneira, realizar campanhas com o recurso Youtube na TV conectada. Esta solução possibilitou que a empresa atingisse em cheio o público de 18 a 34 anos, conhecido como os cortadores de corda em alusão ao fato deles se desprenderem mais facilmente das mídias do status quo como a TV tradicional.
Assim, a multinacional começou a divulgar a sua tintura para cabelo sem amônia, Garnier Olia, por meio desta solução. Posteriormente, ao perceber que os consumidores estavam 3 vezes mais propensos a procurar este item, a empresa passou a usar a mesma estratégia para divulgar as demais marcas. Os resultados foram excelentes, confira no próximo tópico!
RESULTADOS DO PROJETO DA L’OREAL CANADÁ NO YOUTUBE
Por meio das campanhas de divulgação via Youtube na TV conectada, a L’Oréal Canada obteve:
- 21% mais eficiência em relação ao custo para gerar recall de anúncios;
- 68% maior eficiência em relação ao custo para aumentar a conscientização.
Com o sucesso das campanhas iniciais, a L’Oréal Canadá aumentou em 700% (8 vezes) o investimento na solução Youtube na TV conectada no último ano. Como se pode observar, este é um recurso poderoso para quem quer divulgar produtos no varejo, sobretudo produtos do e-commerce. Recomendamos fortemente o uso.
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