A centenária empresa de consultoria financeira Deloitte publicou recentemente a “Pesquisa de Natal 2015: revelação sobre o hábito de consumo dos brasileiros”, na qual aponta que 72% dos consumidores têm preferido fazer compras online. Mas por quê?
Os representantes da empresa apontam ao menos dois motivos que têm influenciado a mudança de hábito do consumidor que deixa de ir às lojas físicas para “frequentar” as lojas virtuais. Confira:
1 – Facilidade de comparação
A multiplicidade de ferramentas das lojas virtuais e da internet possibilita a confrontação de características, qualidades e preços de e-produtos e e-serviços, o que facilita as compras.
2- Intimidade com as tecnologias
Os principais usuários das lojas virtuais estão na faixa dos 30 anos, isto é, pertencem à geração que cresceu utilizando computadores e tecnologias móveis, o que oferece maior intimidade no acesso aos e-commerces.
As lojas virtuais, contudo, oferecem dezenas de outros benefícios e, alguns deles, valem tanto para os empreendedores e-commerce quanto para os seus e-consumidores. Observe:
3 – 24 horas
Como as lojas virtuais ficam abertas todos os dias e o dia todo, os e-consumidores podem fazer comprar a qualquer hora e os empreendedores lucram até quando estão dormindo.
4- Redes sociais
A integração das lojas virtuais com as redes sociais permite que os e-consumidores compartilhem informações sobre e-produtos e e-serviços e facilita o trabalho de ouvidoria, que visa a otimização do e-commerce.
5- Agilidade
Sistemas como o Smartcheckout auxiliam os e-consumidores a fazerem compras em menos de 15 segundos. Eles tambémgeram mais vendas por impulso, o que reduz o abandono de carrinho no e-commerce.
Talvez seja por causa desses resultados que lojas como a da Moça Trigueira, por exemplo, tenham aderido ao êxodo digital e desenvolvido uma loja virtual a qual integram às suas lojas físicas.