Todos os campeões brasileiros contam com lojas online de futebol atualmente. Essas lojas têm se tornado cada vez mais essenciais para as instituições porque as novas gerações se desenvolveram plugadas na internet e compram neste meio com naturalidade. Assim, tendo em vista este novo público, para sobreviverem financeiramente os clubes precisam realizar uma transformação digital, a qual passa pelo comércio eletrônico.
Antes, todavia, de abordar o assunto do e-commerce, gostaria de comentar algumas curiosidades do futebol nacional. Vale lembrar, por exemplo, que o campeonato brasileiro começou a ser disputado em 1959, quando o Bahia sagrou-se campeão. Desde então o torneio foi realizado mais de 60 vezes. Confira, em seguida, a lista de todos os campeões:
Campeões brasileiros de futebol (de 1959 a 2019)
Palmeiras:
1960, 1967 2x, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016 e 2018
Santos:
1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004
Corinthians:
1990, 1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e 2017
São Paulo:
1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008
Flamengo:
1980, 1982, 1983, 1992, 2009 e 2019
Cruzeiro:
1966, 2003, 2013 e 2014
Fluminense:
1970, 1984, 2010 e 2012
Vasco:
1974, 1989, 1997 e 2000
Internacional:
1975, 1976 e 1979
Bahia:
1959 e 1998
Botafogo:
1968 e 1995
Grêmio:
1981 e 1996
Atlético Mineiro:
1971
Guarani:
1978
Coritiba:
1985
Sport:
1987
Athetico Paranaense:
2001
Enfim, neste artigo apresentarei as lojas virtuais destes clubes que foram campeões nacionais de futebol entre os anos 1959 e 2019. Mencionarei principalmente o que seus sites de comércio eletrônico possuem em comum. E para concluir, darei a você leitor dicas básicas para desenvolver sua própria lojinha de futebol. Vamos marcar este gol juntos? ‘Bora’!
LOJAS ONLINE DE FUTEBOL: CONHEÇA O E-COMMERCE DOS CLUBES QUE JÁ VENCERAM O CAMPEONATO BRASILEIRO
Como prometido, aqui estão os e-commerces dos clubes campeões nacionais (clique sobre os nomes para ter acesso às lojas):
Quer saber o que essas lojas têm em comum? Sim, né? Pois então continue lendo e fique por dentro!
Assim que for possível clique também em “Barcelona lança e-commerce” para ler sobre o funcionamento da nova loja virtual do clube catalão.
O QUE ESSAS LOJAS ONLINE DE FUTEBOL TÊM EM COMUM?
As principais lojas online de futebol do Brasil têm muita coisa em comum, confira:
- A maioria delas comercializa uniformes de jogo, treino e viagem. Além disso, vendem acessórios e produtos específicos para torcedores;
- Como se pode observar ao acessá-las, cada loja vende também uma linha de produtos de seu principal patrocinador esportivo;
- O mix de produtos desses sites de e-commerce abrange os públicos masculino, feminino, juvenil e infantil. Dessa forma, os tamanhos das roupas variam desde o P a até o 6G;
- Essas lojas possuem carrinho virtual para seleção de produtos e painel “Minha conta”. Sendo assim, os consumidores podem acessar e verificar seus pedidos enquanto navegam;
- Maioria tem campo para assinatura de newsletter, o que viabiliza a ativação de campanhas de envios de promoções por meio do recurso de E-mail Marketing para e-commerce;
- Elas aceitam várias formas de pagamento, tais como boleto, cartão de crédito e carteiras digitais como a PayPal, entre outras;
- Boa parte é “Powered by Netshoes”, isto é, provavelmente usa plataforma e-commerce emprestada da referida marca e-commerce de artigos esportivos;
- Elas integram-se às redes sociais;
- Entregam em todo o Brasil.
Ademais, todas estas lojas virtuais possuem políticas de entregas, pagamentos, trocas e devoluções, além de uma central de atendimento e sistema de buscas. Essas coisas proporcionam sobretudo mais usabilidade, transparência e credibilidade ao público de consumidores.
Assim que puder clique em “Ceará Sporting Club lança loja virtual” e confira mais este golaço do Vozão!!!
Quando quiser clique também em “Cristiano Ronaldo lança loja virtual” para conhecer o e-commerce do craque português.
COMO CRIAR LOJAS ONLINE DE FUTEBOL?
Você que está tentando montar uma loja virtual de futebol para a sua escolinha, clube de várzea ou até clube profissional no Brasil e/ou no exterior, não faça nada sem antes dar uma lida neste passo a passo:
- Planejamento
Faça um planejamento usando o Business Model Canvas, Plano de Negócios e outras ferramentas de empreendedorismo. Ou seja, coloque tudo no papel! - Abertura de empresa
Abra uma empresa e-commerce caso ainda não possua uma. Dessa maneira, você poderá contar com um CNPJ e poderá emitir notas fiscais para os clientes da sua loja online. - Implantação do e-commerce
Implante o e-commerce. Nesta etapa, recomendo contratar uma agência e-commerce para criar o layout / Design da sua loja virtual. - Divulgação
Divulgue sua loja virtual, pois só dessa forma receberá visitas e fará vendas. Use o Marketing Digital. Faça muitas campanhas de links patrocinados para e-commerce, por exemplo.
Neste processo, se pudesse lhe dar um conselho, eu lhe diria para investir em uma Plataforma de Comércio Unificado como a VTEX. Desse modo, você poderá integrar vários canais de vendas como as lojas físicas e virtuais, o que facilitará a vida do consumidor e consequentemente aumentará sua conversão.
Aproveito, enfim, a oportunidade para mencionar que a e-Plus é uma agência de e-commerce e Marketing Digital das mais requisitadas no mercado hoje em dia. Esta empresa já produziu mais de 300 lojas virtuais para empresas nacionais e internacionais.
Esta agência cria o e-commerce, divulga e ainda atua na melhoria contínua dos seus resultados de vendas. Sendo assim, caso queira abrir um diálogo com os desenvolvedores da e-Plus agora mesmo, então faça clique no botão em seguida e envie a mensagem “Olá, e-Plus!”: