Lançadas em maio de 2020, as lojas do Facebook chegaram com a promessa de se tornarem mais um canal de vendas sobretudo para o varejo. Com elas, pequenas e médias empresas como a sua podem vender itens para o vasto público do Facebook e do Instagram.
Esse tipo de loja online permite o uso do meio de pagamento Facebook Pay. Com efeito, os consumidores podem pagar os produtos que você vende diretamente na rede social. Isto é, trata-se de um processo bem mais simples e ágil.
Além disso, as lojas do Facebook viabilizam o envio de pessoas para a sua loja virtual tradicional. Ou seja, você inclui nela as fotos de produtos que, quando clicadas, encaminham o internauta para o checkout no seu site de e-commerce principal.
E tem mais vantagens. Uma loja do Facebook pode ser inclusa no seu headless commerce. Um headless commerce é aquele que funciona em uma plataforma que permite fornecer descrições de produtos, preços e conteúdo para todos os demais canais de vendas.
Assim, o mesmo catálogo de produtos que você mantém na sua loja virtual pode ser usado em uma loja da sua marca na maior rede social do mundo. É assim com a plataforma VTEX, por exemplo (clique em “tutorial de integração” para saber mais).
E vale lembrar, enfim, que uma loja no Facebook também pode ser um bom negócio para o comércio C2C, no qual um consumidor vende para outro. Aliás, com esta estratégia dá para “virar empresa” e migrar para o comércio B2C em muito pouco tempo.
COMO FAZER A CONFIGURAÇÃO DAS LOJAS DO FACEBOOK
As lojas do Facebook são administradas via Commerce manager. Para trabalhar com elas, antes cadastre-se no Gerenciador de Negócios como administrador. Em seguida, crie uma fanpage e um catálogo de produtos para a sua marca.
Posteriormente, em um computador desktop, acesse o sistema Commerce Manager, faça clique em “Adicionar loja” e avance. Selecione um método de finalização de compra, que poderá ser “em outro site”, “com mensagem” ou “na rede social”.
Na próxima etapa de configuração, escolha a fanpage na qual a loja será integrada. Adiante, conecte uma conta empresarial. Selecione um catálogo ou crie um novo catálogo para adicionar produtos.
Na sequência, reveja os detalhes da loja, analise e aceite as políticas de desempenho e responsabilidade do vendedor. Clique, enfim, em “Criar sua loja”. Agora, crie uma coleção, personalize e publique. Em 24 horas, o seu novo canal de vendas estará no ar na rede social.
Assim que puder clique em “Social commerce” e aprenda a usar esta estratégia!