Olá, olá, minhas amigas e meus amigos leitores do blog da Agência e-Plus. Hoje lhes trago o último post da série “Lojas virtuais dos clubes de futebol que já foram campeões brasileiros”. Neste artigo final, apresento os principais pontos negativos e positivos de várias lojas de futebol como a do Palmeiras, Santos e Bahia, por exemplo.
Para quem não se lembra, essa série de artigos tem como finalidade proporcionar inspiração para empreendedores digitais que estão criando ou que pretendem criar um e-commerce de esportes. A ideia, desse modo, é que ao ler os posts desta série, esses empreendedores encontrem soluções para as suas próprias lojas.
Só para contextualizar, desde janeiro de 2021 até maio de 2022 eu analisei 17 lojas virtuais de grandes clubes de futebol do Brasil. Verifiquei a estrutura de departamentos e, além disso, usei as ferramentas Semrush e Google Page Speed Insights para observar tráfego, velocidade e outros parâmetros. Confira a lista de lojas em seguida (clique nos links para acessar):
- Palmeiras
- Santos
- Corinthians
- São Paulo
- Flamengo
- Cruzeiro
- Fluminense
- Vasco
- Internacional
- Bahia
- Botafogo
- Grêmio
- Atlético Mineiro
- Guarani
- Coritiba
- Sport
- Athletico Paranaense
Como se pode observar, esta lista conta com os 17 clubes que já foram campeões da série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. Em geral, essas lojas de futebol têm de fato tanto a estrutura quanto um conjunto de problemas muito parecidos. Continue lendo e saiba mais sobre isso!
LOJAS DE FUTEBOL BRASILEIRAS: ESTRUTURA E CARACTERÍSTICAS
Ao estudar as lojas de futebol brasileiras descobri que todas elas possuem uma estrutura de departamentos semelhante, isto é, há ao menos oito departamentos muito comuns na maioria delas, são eles:
- Masculino
- Feminino
- Infantil
- Acessórios
- Uniforme
- Treino
- Elenco
- Torcedor
Além disso, todas elas contam com a estrutura básica de loja virtual com painel “Minha Conta”, carrinho virtual e campo de pesquisa. Outros recursos como páginas de categorias, ala institucional e vários meios de pagamento, por exemplo, também estão presentes.
Um dos pontos positivos é que suas páginas de vendas geralmente têm boas imagens e sistema de zoom, além de preços e botão “Comprar” bem evidentes, conforme manda a Lei do E-commerce.
Ademais, ao analisá-las com a ferramenta Semrush pude constatar que a maioria dessas lojas de futebol não usa ou usa pouco tráfego pago. Com efeito, a maior parte das visitas que recebem provêm de tráfego orgânico.
Já que mencionei “visitas”, vale dizer também que as lojas de futebol cariocas são as mais visitadas. A campeã neste quesito foi a loja do Flamengo (1,7 milhões de visitas), seguida da loja do Botafogo (835 mil) e da loja do Fluminense (425 mil).
Não sei bem o que pode explicar essa popularidade dos clubes cariocas, mas desconfio que isso se deva ao fato de que no passado a Rede Globo costumava transmitir jogos desses clubes para outros estados brasileiros. Daí, então, esses clubes passaram a contar com milhares de torcedores em todos os cantos do país, sobretudo nas regiões do Sudeste, Norte e Nordeste.
O PROBLEMA DA VELOCIDADE
O maior problema das lojas de futebol do Brasil é, sem dúvida, a velocidade. As análises feitas por mim na ferramenta Page Speed Insights demonstram que praticamente todos os e-commerces têm velocidade lenta ou moderada. Isso se deve a muitos fatores, tais como:
- Imagens com tamanho inadequado ou com formatos de arquivos ultrapassados;
- Recursos de impedem a renderização;
- JavaScript e CSS não utilizados;
- Tempo de resposta inicial do servidor muito alto.
Seja como for, muitos desses problemas que provocam lentidão nessas lojas de futebol podem ser solucionados por tecnologias modernas como a plataforma VTEX, VTEX IO e Fast Store VTEX. Lojas produzidas com estes sistemas podem ser muito mais ágeis, receber muito mais tráfego e gerar muito mais conversões.
Enfim, espero que esta série de posts sobre as lojas de futebol dos campeões brasileiros tenha sido útil de alguma forma. Espero que a partir desses posts você possa obter soluções para o seu próprio e-commerce no ramo esportivo. E se precisar de ajuda já sabe, é só chamar a Agência e-Plus! Atendemos em todo o Brasil.
Assim que puder clique em “Lojas online de futebol” e saiba mais sobre os e-commerces dos 17 clubes campeões brasileiros!