Loja virtual responsiva é aquela que se adapta aos múltiplos tamanhos e formatos de telas utilizadas cotidianamente pelos consumidores. Ou seja, que se molda às telas dos mobiles, notebooks e desktops e assim facilita as vendas.
De acordo com a edição 2019 da pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro” encomendada pela Pay Pal e realizada pela BigData Corp, 76% dos sites de e-commerce nacionais são responsivos.
Isso significa que 24% não são.
Desse modo, das 930 mil lojas online no país, mais de 220 mil não oferecem uma boa experiência de compra quando o assunto é responsividade.
Acesse e leia também o post “5 vantagens de ter um site e-commerce responsivo”.
DIFERENÇA ENTRE LOJA VIRTUAL RESPONSIVA E NÃO RESPONSIVA
A diferença entre uma loja virtual responsiva e outra não responsiva é que a primeira possui um layout flexível e a segunda tem um layout fixo.
Sendo assim, um site e-commerce que não tem responsividade só pode ser visualizado em um formato único.
Dessa maneira, se ele tiver sido criado para desktops, o seu layout parecerá grande demais para caber na tela pequena de um smartphone.
Esse problema gera inúmeras consequências negativas, a começar pelo fato de que sem dúvida piora a experiência do consumidor e o faz desistir mais rapidamente de comprar algo na sua loja.
Por outro lado, uma loja online responsiva altera seu formato para assim caber com exatidão dentro do espaço de tela que está sendo utilizado pelo consumidor no momento.
Dessa forma, fica mais prático para o consumidor acessar os menus, as categorias, os filtros e principalmente o botão comprar e finalizar compra.
Acesse e leia também o artigo “Quando um botão faz toda a diferença no Design e-commerce”. Entenda, assim, como uma simples mudança em um botão aumentou o faturamento de uma loja em 300 milhões de dólares por ano.
COMO MONTAR UM SITE E-COMMERCE RESPONSIVO?
Para montar um site e-commerce responsivo você precisa antes de mais nada contar com o suporte de uma plataforma e-commerce top de linha.
A VTEX, por exemplo, possibilita criar uma loja virtual totalmente responsiva.
Essa plataforma identifica quais formatos de telas os consumidores estão utilizando e desse modo aciona o layout equivalente.
Além disso, o sistema VTEX permite criar uma loja virtual com Design original e exclusivo.
Em outras palavras, com esta plataforma é possível criar um site e-commerce único e inigualável, que não é uma cópia mal feita de um e-commerce template.
Isso com certeza é um diferencial que vai destacar sua loja no mercado.
Acesse e leia também o post “8 diferenciais da plataforma VTEX”. Conheça, então, alguns benefícios de montar uma loja virtual com esta plataforma.
POR QUE TER UMA LOJA VIRTUAL RESPONSIVA?
Aposte em uma loja virtual responsiva se quiser melhorar suas vendas.
Esteja, então, entre os(as) empreendedores(as) cujas lojas online estão entre as 76% responsivas do Brasil.
De fato, com um site e-commerce responsivo é possível:
- Facilitar o acesso do consumidor às partes mais importantes da sua loja
- Manter o “botão comprar” sempre ao alcance do consumidor
- Melhorar a experiência do consumidor e assim fazê-lo voltar mais vezes
- Aumentar a interação na sua loja virtual e dessa forma reduzir o Bounce Rate
- Oferecer bom atendimento em qualquer tamanho de tela
Enfim, com responsividade você certamente vai conquistar uma clientela maior e se sobressair no comércio eletrônico.
Acesse e leia também o post “Teste da Zona do Polegar” e aprenda a verificar se os componentes mais importantes do seu site e-commerce são fáceis de acessar em aparelhos mobile.