Loja Virtual Grátis

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Montar uma loja virtual utilizando um sistema de e-commerce grátis funciona?

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Um estudo divulgado recentemente pela consultoria eMarketer prevê um faturamento de quase 60 bilhões de reais em 2014 para o e-commerce brasileiro. Já somos mais de 30 milhões de compradores recorrentes nas lojas virtuais brasileiras.

E se a previsão é de total crescimento, porque as micro e pequenas empresas não podem participar deste momento de prosperidade?

Um dos motivos pode ser o custo. Montar uma loja virtual de sucesso no Brasil tem um ótimo custo comparado a se montar uma loja física, porém para alguns empresários esse custo acaba inviabilizando o projeto de  e-commerce.

Para contornar esse obstáculo existem as opções de lojas virtuais gratuitas. Mas, uma loja virtual gratis realmente funciona?

Acredito que um projeto de loja virtual grátis na verdade não exista. E porque penso dessa maneira?  Apesar dos custos com tecnologia estarem cada vez mais acessíveis e ficando cada vez mais baratos, tudo continua tendo um preço. Espaço de armazenagem, link de conexão, manutenções de segurança e backup dos sistemas, atualizações de tecnologia, equipamentos ficando obsoletos entre outros detalhes técnicos que envolvem uma operação de e-commerce.

Mas e os sistemas que oferecem a loja virtual grátis, com hospedagem e tudo mais? Sim, essa opção existe e pode ser válida em muitos casos onde o empreendedor ainda não tem muito conhecimento do mercado que está entrando, a verba de investimento é baixa ou inexistente e uma solução de loja virtual grátis se torna uma ótima opção. Claro que o sistema terá diversas limitações de funcionalidades, dificilmente será amigável aos buscadores como Google e Yahoo, não terá um layout personalizado de acordo com a identidade visual da empresa e provavelmente a loja será apenas mais uma em um mar já tão saturado de peixes. Mas não deixa de ser uma opção inicial.

Porém, o custo com uma plataforma de e-commerce é apenas o início do projeto. Além do sistema de loja virtual, temos que pensar nas atualizações visuais para divulgarmos promoções e informar os clientes sobre os novos produtos da loja online.

E depois que a loja virtual está no ar, temos banners atualizados constantemente, nosso preço é o melhor do mercado? O que falta? Sim, caro amigo, faltam clientes. E onde eles estão?

Atualmente mais de 90% dos usuários de internet no Brasil utilizam o Google para efetuar suas buscas e é aí que começam os investimentos mais altos de uma loja virtual: a divulgação.

Não adianta ter o layout mais bonito, a melhor plataforma, os menores preços e excelentes condições se ninguém sabe disso. Precisamos divulgar a nossa loja virtual em sites como o Google através dos chamados links patrocinados (Google Adwords) ou através de técnicas de SEO para resultados orgânicos. Devemos também utilizar os sites comparadores como o Buscapé e Kelkoo, fazer anúncios em redes sociais como o Facebook além de aos poucos ir montando a sua lista de clientes para relacionamento através do E-mail Marketing.

O mais importante é sem dúvida alguma divulgar a loja virtual, facilitar o trabalho dos seus clientes encontrarem os seus produtos onde quer que eles estejam e isso envolve um bom investimento, seja de dinheiro com os links patrocinados ou Facebook Ads, contratando uma agência para utilizar as técnicas de otimização orgânica (SEO) ou de tempo onde você mesmo pode buscar informações e trabalhar o marketing digital de seu e-commerce.

Nos próximos posts iremos abordar com mais detalhes esses assuntos tão importantes e muitas vezes esquecidos pelos empreendedores virtuais.

Qual a sua opinião sobre isso? Deixe abaixo o seu comentário.